Os vereadores de João Monlevade aprovaram na reunião ordinária da quarta-feira, 22, o Projeto de Lei 1.204 que dispõe sobre a criação do “Selo Verde – Empresa Sustentável”. A matéria é de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante) e recebeu voto favorável de todos os vereadores presentes, com ausência justificada do parlamentar Tonhão (Cidadania).
A certificação ambiental municipal com o Selo, tem como objetivo auxiliar e incentivar as empresas a desenvolverem práticas sustentáveis além de aproximar o Poder Público e a iniciativa privada na criação de ações de promoção da sustentabilidade e da defesa do meio ambiente.
Para ter direito ao selo, a empresa terá que cumprir alguns quesitos, dentre eles: implantar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em conformidade com a Lei Federal, utilizar materiais reciclados no estabelecimento e/ou em grande parte das atividades da empresa, apoiar entidades que atuam no Município no âmbito ambiental, com incentivo financeiro ou parcerias que apoiem o trabalho da referida entidade, realizar, por iniciativa própria, projetos contínuos de educação ambiental com clientes, funcionários ou população em geral, entre outros.
O vereador Bruno Cabeção contou que, antes da pandemia, não era envolvido nas causas ambientais, mas que depois de um tempo começou a realizar algumas atividades em prol do Meio Ambiente. Ele ainda agradeceu ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, pelo trabalho que tem desenvolvido no município. “Este projeto surgiu após uma conversa que eu tive com o Samuel. Há alguns meses tenho estudado e formulado esta proposta. Agradeço a todos pela aprovação”.