Parlamento Jovem 2022 terá tema sugerido pelos estudantes de João Monlevade

O projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas em parceria com as Câmaras Municipais, irá abordar o tema “Saúde mental dos jovens” na edição do projeto em 2022.

A escolha do assunto é feita pelos estudantes de todas as cidades que compõe o PJ. O tema sugerido pelos alunos de João Monlevade é justamente o aprovado para ser debatidos pelos jovens no ano que vem. Cada cidade apresenta uma proposta. A coordenação do Projeto faz um compilado das ideias e coloca em votação para os estudantes. Algumas cidades também apresentaram proposta igual a de João Monlevade.

O tema escolhido recebeu 140 dos 237 votos. ‘Jovem e mercado de trabalho’ obteve 59 votos e ‘Educação inclusiva: acessibilidade e novos sistemas de comunicação’, 38 votos.

Durante a defesa das propostas, antes da votação que ocorreu de forma remota, a estudante Gabryella Júlia Lima defendeu o tema escolhido por João Monlevade. “A maior parte dos problemas psicológicos em adolescentes começa aos 14 anos e muitas vezes não são diagnosticados. As pessoas podem passar anos sem se tratar porque acham que é falta de Deus ou que é frescura.”

A Coordenação Estadual, com base na escuta dos jovens e de todos os parceiros, já definiu os três subtemas do tema 2022, que são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e uso saudável das novas tecnologias.

Este ano, o assunto discutido é “Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável”. O projeto já está entrando na reta final. No dia 19 de outubro, os alunos participarão da Plenária Regional para a escolha das propostas. Depois, a coordenação do projeto promoverá a Plenária Estadual, quando todas as sugestões são reunidas e votadas pelos estudantes de todas as cidades. Este encontro está previsto para acontecer no dia 26 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui