Campanha nacional
A Cemig está participando da campanha nacional Consumo Consciente Já. Criada pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância do uso adequado e da diminuição do consumo de energia neste momento de crise hídrica pela qual passa o Brasil. E para estimular, o Governo Federal criou um programa que propõe ao consumidor um bônus na conta de luz, a partir da diminuição do consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano de 2020.
No Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, o consumidor somente receberá o bônus se a soma dos consumos de energia elétrica de setembro a dezembro de 2021 for inferior à soma dos mesmos meses de 2020, em pelo menos 10%. Caso seja atingida a meta de redução, o consumidor receberá um bônus de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh) do total da energia economizada. O bônus a ser creditado na conta de luz é limitado à economia de até 20% no consumo. Para outras informações, basta acessar o site da Cemig.
Ferramenta
A equipe da Cemig trabalha na formulação de um dispositivo que vai permitir que o consumidor da Companhia faça a simulação do possível desconto que receberá, caso consiga entre 10% e 20% de redução no consumo. Ao colocar na ferramenta os dados registrados no ano passado, o simulador calculará, para os clientes que têm direito ao bônus de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa federal, de quanto poderá ser o benefício a partir do percentual de redução. A previsão é de que a iniciativa esteja disponível nos próximos dias.