Disparado na liderança do Campeonato Brasileiro, com 65 pontos, o Atlético tem 95,5% de probabilidade de ficar com a taça, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Palmeiras, com 55 pontos, e Flamengo, com 53, tentam se aproximar, mas a cada rodada o time de Cuca confirma o bom momento e ratifica o favoritismo.
De acordo com a universidade federal, o Galo terá 99,6% de probabilidade de ser campeão brasileiro se atingir 78 pontos. Para isso, o Atlético precisa de mais 13 pontos – quatro vitórias e um empate. Ainda restam oito rodadas para o fim da Série A.
A melhor campanha de um vice-campeão na história do Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes ocorreu em 2019. Naquele ano, o Flamengo levantou a taça com 90 pontos. Segundo lugar, o Santos chegou a 74, assim como o Palmeiras, terceiro colocado.
Se essa marca de Peixe e Verdão for mantida, o Galo conquistaria o título com 75 pontos. Com essa pontuação, a UFMG diz que um clube tem 95,273% de levantar o troféu.
Segundo a universidade mineira, o Flamengo possui 2,6% de probabilidade de ficar com a taça, enquanto o Palmeiras tem 2%. Fortaleza (0,006%) e Corinthians (0,002%) estão com chances meramente numéricas. Vale destacar que o Rubro-Negro, com dois jogos a menos, entra em campo nesta segunda-feira, às 20h, contra a Chapecoense, na Arena Condá, pelo Brasileiro, e pode diminuir a margem para o Galo.
Fonte: Super Esporte