Escola D. Jenny Faria incentiva alunos para avaliação do Saeb

As escolas da rede estadual de ensino iniciarão, a participação nas avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os testes serão aplicados entre os dias 16 e 26/11, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em toda rede, a preparação está intensa e as unidades de ensino estão trabalhando para envolver os estudantes e destacar a importância da participação nas avaliações.

Na Escola Estadual Dona Jenny Faria em João Monlevade os alunos realizarão as avaliações no dia 24 de novembro. De acordo com o diretor Magno Lívio Torres, a presença de cada aluno neste dia é de extrema importância para escola. Aguardamos vocês e vamos nos preparar para fazer um excelente  avaliação, concluiu o diretor.

Saeb

As avaliações do Saeb são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. É a partir do Ideb que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990.

Participam do Saeb de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria Inep nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo Inep para realizar a aplicação do Saeb nas escolas de Minas Gerais. Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui