Projeto Turismo em Itabira visa fortalecer o potencial da cidade

Aconteceu essa semana, na fazenda do Pontal, o Seminário do “Projeto Turismo em Itabira”, uma iniciativa que visa conectar a sede do município com os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo (Serra dos Alves), em um programa turístico com foco no ecoturismo e turismo histórico-cultural da cidade.

No projeto, desenvolvido pelo Sicoob Credivale, Sebrae e Prefeitura Municipal, são desenvolvidas ações de capacitação de empresários e empreendedores do trade local, os quais participam do programa desde 2019.

Na edição deste ano, os participantes foram reunidos em grupos integrados para juntos poderem planejar e criar estratégias que promovam e potencializem o turismo local. Os resultados das ações foram discutidos durante o Seminário, realizado na fazenda do Pontal.

Jessé Abimael, proprietário do Recanto Cristal da Serra e do Eco Camping Pouso e Prosa, localizados na Serra dos Alves, é um dos participantes. Ele aponta como o projeto tem sido importante para seus empreendimentos.

“Dentre tudo que aprendi dentro desse projeto, destaco os conceitos de trade turístico que funciona como um ponto de cooperação entre todos os colaboradores. E com ele, a gente passa a entender as características únicas que possuímos para reforçá-las e usar a nosso favor, descobrindo assim nosso verdadeiro potencial que vai muito além do que imaginávamos”.

Werner Amann, presidente da Associação Cultural e Turística de Ipoema (Asculti), é morador da cidade desde 1973. E para ele, o projeto é uma grande oportunidade para o crescimento do comércio local a partir do turismo.

“Vejo com bons olhos essa iniciativa, que tem foco no turismo a partir de diferentes vertentes como, por exemplo, as belezas naturais,  recebimento e o acolhimento. Dessa forma, ela cumpre o importante papel de fazer a integração entre os distritos que formam Itabira, mantendo os empresários e apoiadores empenhados nisso”.

Admilson Umbelino, diretor administrativo do Sicoob Credivale, destaca a importância de as empresas privadas também apoiarem a iniciativa.

“O projeto é de extrema importância para a nossa empresa porque serve como mais um marco em nossa história de apoio à comunidade. Como cooperativa, nosso foco também está em gerar resultados para o bem social, o que inclui perceber as necessidades da cidade de Itabira, a exemplo desse caso de melhor exploração do potencial turístico que, por consequência,  gera diversos benefícios para os cidadãos  e o município em geral”.

Como parte do  “Projeto Turismo em Itabira”, o seminário conclui as atividades do grupo em 2021 e os prepara para as ações coletivas e individuais a serem realizadas em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui