A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Industrial vai atender uma população estimada de 4 mil pessoas. A reforma do posto de saúde foi entregue na tarde de quinta-feira (16), pelo prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e pelo vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), que estiveram acompanhados das respectivas esposas, Rosângela Ribeiro e Simone Rolla.
Com a presença da comunidade e participação de vereadores e secretários de governo da atual administração, Dr. Laércio Ribeiro falou da importância da reforma para o seu governo e para a população. A UBS estava fechada desde abril de 2019 e a entrega da reforma no primeiro ano do atual mandato foi um compromisso assumido pelo prefeito com a comunidade.
“Compartilho com vocês a alegria de estar hoje entregando essa obra, no primeiro ano de mandato. É algo de grande importância para nós e que fará muita diferença para a saúde de quem mora na região. Nos ajudem a cuidar desse posto e também a administrar a cidade”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Fabrício Lopes também mencionou o compromisso de não só reinaugurar o posto, como também oferecer melhorias. “Não tinha consultório odontológico, não havia sala de vacinação. Alteramos o projeto e todos os dias em todas as reuniões o Laércio nos cobrava para entregar essa reforma logo no primeiro ano. Ganha a saúde, ganha a Prefeitura e ganha a comunidade”, afirmou.
A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou que uma das prioridades de Dr. Laércio Ribeiro é reestruturar todas as UBS e a reforma da unidade do Industrial é o primeiro passo nessa direção. “A população vai perceber o salto de qualidade no atendimento. É uma unidade com acesso, conforto, muito bem iluminada, arejada e com uma equipe que poderá atender até 4 mil pessoas”, destacou.
Moradores comemoram inauguração
Os moradores da região, que estiveram na reinauguração da UBS do Industrial comemoraram a entrega da unidade. A dona de casa Maria das Graças Viana Lima, 72, (foto) procurou o prefeito na inauguração para agradecê-lo pessoalmente. Após dar um abraço em Dr. Laércio Ribeiro, ela falou sobre a importância da obra.
“Foi o melhor presente de Natal que o prefeito poderia dar para nosso bairro. Foram anos pedindo e lutando para ele voltar a funcionar. O posto ficou uma beleza, ficou tudo muito bom”, declarou.
O pintor Geraldo Neves, 66, também elogiou a reforma da unidade. “Foi a melhor coisa para nós, já entrei lá para ver e ficou muito bom. Antes, tínhamos que andar muito para conseguir consultar no posto mais próximo, agora não teremos mais este sacrifício” sintetizou.
O estudante Vinícius Henrique Godoi, 18, também comemorou a inauguração: “Ficou muito ‘bacana’. Isso é importantíssimo para comunidade, porque ele está num local estratégico, perto de vários bairros. Vai facilitar muito a vida dessas pessoas”, enfatizou.
A dona de casa, Marlucia de Moura, 57, também falou da satisfação com o funcionamento da unidade. “Isso aqui para nós é uma ‘mão na roda’. Graças a Deus que voltou. Porque sinceramente nós não tínhamos esperança dele voltar a funcionar. Mas Deus é muito bom e o posto está aqui de volta”, concluiu.
A unidade já está agendando consultas para a próxima segunda-feira (20). A equipe de estratégia em família que vai trabalhar no local é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.
Serão atendidos os bairros, Boa Vista, Nova Cachoeirinha, Recanto Paraíso, Industrial, Ipiranga e parte do bairro Santa Bárbara. Na próxima semana, os agentes de saúde começam a cadastrar a população desses bairros, que ainda não está cadastrada no programa de estratégia em saúde da família. O objetivo é ampliar o atendimento.
A partir de janeiro, haverá pediatra, ginecologista e atendimento odontológico com um dentista e dois auxiliares de saúde bucal. Os moradores já podem agendar o atendimento pelos telefones 3859-2566 e 3859-2567.
Presenças
Durante a inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos), e os vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Doró da Saúde (PSD), Dr. Presunto (PDT), Fernando Linhares (Dem), Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (Republicanos), Marquinhos Dornelas (PDT), Rael Alves (PSDB), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).
Também compareceram o assessor de Comunicação, Geraldo Gonçalves “Dindão”, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani, o procurador geral do Município, Hugo Martins, a diretora executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes e os secretários: de Obras, Eduardo Bastos; Serviços Urbanos, Marco Antônio Simas; Fazenda, Adilson Carlos; Meio Ambiente, Samuel Domingos e a secretária adjunta de Saúde, Simone Borba.