Gripe aumenta movimento nas unidades de saúde de Timóteo e Valadares

Tim Filho/Especial para o EM Os sintomas gripais têm levado muitas pessoas à Policlínica Central, em Valadares

Os casos de gripe se multiplicam no Leste de Minas e têm preocupado as autoridades de saúde em Timóteo, no Vale do Aço, e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Na Policlínica Municipal de Valadares, na sala de triagem, é possível ver muitos pacientes pelos janelões de vidro das ruas Rui Barbosa e São João, no centro da cidade. Todos com sintomas gripais.   Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Valadares (SMS-GV), os sintomas que levam toda essa gente à Policlínica são semelhantes aos da Covid-19 e da nova cepa da Influenza, chamada de H3N2 Darwin. Como tem aumentado a procura por atendimento médico na Policlínica Central, causando alta concentração de pessoas, o corpo clínico foi reforçado e o atendimento em alguns postos de saúde será estendido.   A SMS-GV orienta as pessoas a procurar as unidades de saúde, caso apresentem sintomas gripais. “Lá, toda a equipe está preparada para prestar um atendimento de qualidade à população e, caso seja necessário, encaminhar o paciente aos serviços especializados de saúde do município”, informou a SMS-GV, em nota.   Os casos da síndrome gripal em Valadares ainda não têm evoluído para casos graves, de acordo com a SMS-GV, que informou também que, em dezembro foram registrados 30 casos de vírus Sincicial Respiratório e 3 casos de H3N2. No mesmo período do ano passado, o município notificou apenas um caso de Influenza.    A orientação da SMS é que, em casos de síndrome gripal, a pessoa deve manter os cuidados habituais, com o uso de máscaras e isolamento social para evitar a propagação do vírus.

Timóteo amplia atendimento

Divulgação SMS Timóteo A recepção da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo, também tem registrado grande movimento com os casos de gripe

Em Timóteo, nesta quinta-feira (30/12), A SMS abriu os trabalhos de uma força-tarefa de vacinação contra a gripe, no Centro de Saúde João Otávio, como reforço da equipe da UPA e do Hospital e Maternidade Vital Brazil, do Bairro Timirim. A atuação dessa força-tarefa será estendida até 28 de janeiro de 2022.   O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, alertou que, dessa forma, quem ainda não recebeu a dose da vacina neste ano de 2021, pode procurar o Centro de Saúde João Otávio, nesta quinta-feira ou as unidades de saúde mencionadas a partir de segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2022.   Para os casos de urgência, o secretário disse que as pessoas com sintomas gripais fortes devem procurar a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, no Bairro Primavera, ou o Hospital e Maternidade Vital Brazil, no Timirim. Por causa do aumento considerável de casos da gripe influenza, as duas instituições reforçaram as respectivas equipes para o atendimento aos moradores com sintomas mais acentuados.   “Contamos com a sensibilização dos moradores no sentido de procurar uma unidade de saúde para se vacinar, haja vista que não somente no Vale do Aço como em toda Minas Gerais foram registrados aumentos significativos de casos da influenza”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui