Vereadores aprovam Ouvidoria Municipal em primeiro turno

Na reunião ordinária dessa quinta-feira, 03, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram o Projeto de Lei 1.237/2021 que cria a Ouvidoria Geral do Município. A matéria, de autoria do Executivo, também dispõe sobre a atuação dos responsáveis por ações da ouvidoria e a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos. O projeto recebeu 11 votos favoráveis e três ausências justificadas dos vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Dr. Presunto (PDT) e Marquinho Dornelas (PDT).

Os parlamentares parabenizaram o Executivo pela iniciativa. O vereador Belmar Diniz (PT), relatou que a Ouvidoria cumpre o que determina a lei orgânica e será um espaço para que o cidadão possa registrar as reclamações e sugestões. Ele ainda destacou que os vereadores também fazem um papel como ouvidor. “O parlamentar está na linha de frente acompanhando os problemas da cidade e apresenta sugestões para o Executivo em relação ao que é proposto pela população. Espero que o Executivo coloque em prática e resolva os problemas apresentados pela população”.

O vereador Doró da saúde (PSD) lembrou que pediu vista ao projeto na última reunião, mas que após análise da matéria e da emenda, ele votou favorável ao projeto. Segundo ele, a emenda que ainda será apresentada e votada é de autoria do vereador Vanderlei Miranda (PL) e propõe que o cargo de Ouvidor seja ocupado por um servidor efetivo.

O parlamentar Thiago Titó (PDT) destacou a importância da criação do órgão. Ele ainda lembrou que na gestão do ex-prefeito Gustavo Prandini havia um setor que atuava de forma semelhante à ouvidoria, como um canal direto entre a população e o governo.

Por sua vez, o vereador Gustavo Prandini agradeceu o parlamentar pela menção. Ele ainda destacou que no período em que foi prefeito (entre 2009 e 2012), foram dados os passos iniciais para a implantação da Ouvidoria. “Tínhamos uma servidora que cumpria o papel de Ouvidora. Infelizmente não tivemos tempo hábil para que a Câmara regulamentasse o órgão, como está sendo feito agora”.

Ainda durante a discussão da matéria, o vereador Bruno Cabeção (Avante), parabenizou o Executivo pela proposta, mas disse que tem receio de que o órgão não funcione. “Nós temos a dificuldade em receber o retorno e em sermos atendidos em vários órgãos. Espero que esta ouvidoria não atue desta forma, pois precisamos das respostas para repassar a população.”

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), endossou as falas no que se refere a importância da Ouvidoria no município. Maciel ainda propôs que todos os vereadores estudassem em conjunto a possibilidade de implantar uma Ouvidoria no Legislativo.

Mais aprovações

Em redação final, o Projeto de Lei 1.236/2021, de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), que institui, no âmbito do município, o Programa “Lazer para Todos”.

Também foram aprovados quatro anteprojetos:

– nº 4/2022, de iniciativa do vereador Leles Pontes (PRB), dispõe sobre os direitos dos universitários bolsistas ao transporte gratuito.

– nº 5/2022 de iniciativa do vereador Tonhão (Cidadania), acrescenta parágrafo único ao art. 8° da Lei n° 2.127, de 19 de maio de 2015, que dispõe sobre a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago no município de João Monlevade e dá outras providências, para instituir a gratuidade do estacionamento rotativo aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas idosas ou pessoas com deficiência nos termos em que menciona.

– nº 06, de iniciativa do vereador Rael Alves Gomesque Autoriza o Município a realizar permuta de Bem Público e dá outras providências;

– nº 07, de iniciativa dos vereadores Lieberth Oliveira Silva e Revetrie Silva Teixeira, que Cria no âmbito do município de João Monlevade o projeto “Educando Gerações para o Futuro” com a distribuição anual de kits de material escolar, nas escolas da Rede Municipal de Educação, às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui