O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará com o agendamento de atendimento presencial dos serviços disponíveis no portal Meu INSS a partir de 14 de março.
Desde 2020, com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o INSS reduziu os atendimentos presenciais e estava agendamento apenas serviços que não poderiam ser feitos de forma remota, como perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
“A partir do dia 14 de março, o cidadão poderá agendar atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal e aplicativo Meu INSS. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros”, diz nota do INSS.
O agendamento dos serviços continua pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. “Os serviços continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento às agências”, destaca o INSS. Segundo o Instituto, são 91 serviços passíveis de atendimento de forma digital.
Nos casos excepcionais, em que o segurado não tem acesso à internet ou telefone, ele pode procurar as agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. Porém, as unidades que fazem este tipo de atendimento, dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão definidas após 30 de março.