O movimento “Psicofobia Aqui Não”, com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, Câmara Municipal e demais parceiros, realiza de 26 de março a 12 de abril, diversas intervenções para conscientização sobre o Dia Municipal e Nacional de Enfrentamento a Psicofobia. A data, comemorada em 12 de abril, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade quanto ao preconceito aos portadores de transtornos mentais.
Em João Monlevade, a iniciativa em destacar a data de enfrentamento a piscofobia se deu por meio de projeto de Lei nº 2395/21, que instituiu o “Dia de Enfretamento Municipal a Psicofobia”.
De acordo com a idealizadora e organizadora do encontro, Sheila Malta, o modelo partiu seguindo outros municípios que possuem este marco em seus calendários municipais. “O objetivo comum, desta criação, foi que este marco represente e dignifique a importância dessa discussão, onde em uma linguagem mais fácil, podemos tirar esse assunto de dentro dos consultórios psiquiátricos e trazer para a população”, explica Sheila Malta.
Todos os dias milhares de pessoas recebem diagnóstico de doença mental no mundo como depressão, transtornos de humor, de atenção, de personalidade, de ansiedade e muitos outros que podem afetar adultos, crianças e idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos adolescentes padecem com depressão. A doença é uma das principais causas de suicídio (dados mundiais) e em 12 anos houve um aumento de mais de 30% das mortes por suicídio em pessoas jovens. (Fonte https://www.psicofobia.com.br/
Sobre o Grupo – O grupo Psicofobia Aqui Não”, foi criado em janeiro de 2021 e tem como objetivo buscar a conscientização sobre essa questão, como forma de combater este estigma. Segundo Sheila Malta, ninguém está livre de ter transtorno mental. “O preconceito com pessoas que sofrem de algum transtorno psíquico ajuda a piorar os casos de quem possui depressão ou outros transtornos”, comenta.
Parceiros: As atividades contam com o apoio da Prefeitura e Câmara de João Monlevade, Fundação Casa de Cultura, Produtora Casting Tour, Cafeteria Café das Três, Instituto Gradiva de Psicanálise (Rio de Janeiro), Lions Club Sobral João Monlevade, Art Cópias, Bate Papo com Falcão, Floricultura São José, Floricultura Santa Rita e Martins Imóveis.
Programação:
26/03 – Intervenções Culturais alusivas à Saúde
Horário: 15h
Local: Praça do Povo
08/04 – Espetáculo artístico: “Sabe o que faço com o seu preconceito? Transformo em arte”.
Horário: 19 as 22h
Local: Auditório Leonardo Diniz – Prefeitura de João Monlevade
Lotação: 95 pessoas
*Indispensável a apresentação de Cartão de vacina (físico ou virtual).
Ingressos gratuitos e limitados via Sympla*
Disponíveis: 09/03 a 08/04
*Sympla(https://www.sympla.com.br/meus-ingressos)*
Obs: Neste dia, o grupo estará recolhendo materiais de limpeza, para doação à Associação dos Usuários de Transtorno Mental (Assume)
Dia: 09/04
Lançamento dos Livros – “Exilados da Pátria” e “Telessaúde”
Horário: 8h as 11h
Local: Café das Três
Dia: 10/04
Desfile Temático
Horário: 14 as 16h
Local: Praça do Povo
Dia: 12/04
Exposição Fotográfica – “Psicofobia Aqui Não! Um olhar sobre o outro”
Horário: 9h as 17h
Local: Entrada da Prefeitura de João Monlevade
Atividades via Google meet
Dia: 09/04
Bate papo 1 –“Diálogo entre Saúde mental e Política”
Horário: 15h as 17h –
Convidados: Raoni Rás (cientista político), Rubens Brandão (educador), Róger Libório (jornalista/publicitário), Jalva Ribeiro (conselheira da Saúde), Revetrie Teixeira (vereador)
Inscrições gratuitas via Sympla* – 08/03 a 09/04
Limitado a 100 pessoas.
*https://www.sympla.com.br/sala-1—bate-papo-dialogo-entre-saude-mental–e-poli tica__1506818
Bate papo 2 – “Educação Inclusiva – Conversa franca”
Horário: 19h as 21h
Convidados: Polliana Cota (educadora responsável pela área de educação especial da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade), Elias Gonçalves (presidente da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade – Acinpode), Danielle Gonçalves (Neuropsicopedagoga), Joice Xavier (educadora) Bruno Cabeção (vereador)
Inscrições gratuitas via Sympla* – 08/03 a 09/04
Limitado a 100 pessoas.
*https://www.sympla.com.br/evento-online/sala-2-bate-papo-educacao-inclusiva-conversa-franca/1506821
Dia: 11/04
Bate papo 3 – “Pandemia e Saúde Mental”
Horário:19h as 21h
Convidados: Elivânia Felícia Braz (advogada, presidente da Associação Mulheres em Ação (AMA), Rosângela Ribeiro (psiquiatra), Angélica Cantarella Tironi (doutora em psicologia clínica e psicopedagogia), Nadja Lírio Furtado (Diretora da Fundação Casa de Cultura) e Gustavo Maciel (presidente da Câmara Municipal).
Inscrições via Sympla* – 08/03 á 11/04
Limitado a 100 pessoas.
*https://www.sympla.com.br/evento-online/sala-3-bate-papo-pandemia-e-saude-mental/1506828
12/04 – Vídeo de Conscientização Psicofobia – Divulgação em redes sociais – Câmara Municipal de João Monlevade (Parceria)