A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quarta-feira (16) o Dia D de Combate à Dengue. A campanha procura conscientizar a população sobre o combate à dengue, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da doença.
Conforme dados da Vigilância em Saúde de João Monlevade (Visa), 80% dos focos de dengue estão nas residências, por esse motivo a campanha procura enfatizar o slogan “A Dengue é um problema nosso”. Para fazer com que a população se engaje, a Secretaria de Saúde realizou uma série de atividades que envolveram a Visa, a Atenção Primária em Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.
Foram realizadas duas blitzen educativas na avenida Getúlio Vargas, uma próximo ao Centro Educacional e outra nas proximidades da praça do Lindinho. Também foi feita panfletagem na entrada do vestiário da ArcelorMittal, direcionada aos funcionários da empresa
No bairro Carneirinhos, a Visa expôs o ciclo evolutivo do mosquito em uma tenda montada na Praça Domingos Silvério. Já a Secretaria de Educação promoveu ações em todas as unidades de ensino municipais. Diversas escolas particulares também aderiram à campanha.
Forró e “mosquitão”
Quem procurou atendimento nos postos de Saúde de João Monlevade foi surpreendido por orientações apresentadas de forma criativa como a da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carneirinhos (antiga Policlínica).
Os funcionários do posto convidaram o músico Índio do Forró para uma apresentação ao vivo na praça próxima a unidade de saúde. No local, os alunos da escola municipal Centro Educacional participaram de atividades educativas, com a presença de um ator caracterizado como “mosquitão da dengue”. O ator também esteve na sede da Secretaria de Saúde e na Prefeitura, quando fez fotos com o prefeito Dr. Laércio Ribeiro e com a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond.
O prefeito enfatizou a necessidade de cada pessoa tomar os cuidados necessários em sua residência para evitar a proliferação do mosquito. “Não tivemos casos de dengue este ano, e queremos que as estatísticas permaneçam dessa forma”, afirmou.
Raquel Drumond salientou que a Secretaria de Saúde fará diversas ações durante o ano, mas que a população precisa fazer a sua parte individualmente. “Queremos uma Monlevade sem dengue. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas precisamos que cada pessoa colabore”, finalizou.