Representantes do movimento grevista dos professores são recebidos na Prefeitura de João Monlevade

O prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice Fabrício Lopes (Avante) receberam na manhã desta quarta-feira (13), representantes do movimento grevista dos professores da rede municipal de ensino. Durante a reunião, o chefe do Executivo ressaltou o diálogo de ambas as partes para que um acordo justo possa atender a todos os professores, bem como respeitando as demais categorias profissionais. “Somos uma administração democrática e aberta ao diálogo. Queremos chegar a um acordo o mais breve possível”, ressaltou Dr. Laércio, lembrando sobre a dificuldade de outras prefeituras para o pagamento do piso salarial imposto pelo Governo Federal.

O vice-prefeito Fabrício Lopes também ressaltou o diálogo e a forma como as reuniões têm sido conduzidas. “A Prefeitura sempre estará de portas abertas e nosso objetivo é que possamos chegar a um acordo para que esse impasse seja resolvido ”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, entregou à presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Serviço Público de João Monlevade (Sintramon), Isaura Bicalho, documentos com planilhas de valores recebidos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também foram repassados relatórios com os gastos com pessoal e impacto na folha de pagamento.

Próximo encontro – Ficou acordado entre a Prefeitura e representantes do movimento grevista que oSintramon fará uma Assembleia com a categoria para definir uma nova pauta de reivindicação. Na próxima quarta-feira (20), haverá um encontro para que seja apresentada a proposta aprovada pelos professores para análise da Comissão de Negociação do Executivo.

Benefício histórico – Dentro das suas limitações, a Prefeitura de João Monlevade concedeu 12% de reajuste salarial para todo o funcionalismo público e assegurou a todos os educadores, o cumprimento do piso salarial retroativo, caracterizando um reajuste que varia de 14,55% a 28,22%. Além disso, aplicou algo inédito no município, instituindo em Lei, o retorno de férias no valor de R$1.050, para cada servidor público municipal.  Outro destaque foi o reajuste no cartão vale alimentação que agora é de R$420, caracterizando um reajuste médio de 51,23%.

Plano de Carreira – A Prefeitura busca cumprir a lei que almejou a valorização da categoria, porém, o achatamento é decorrente do aumento do piso e a defasagem do plano de carreira, que já está sendo estudado e conduzido pela Secretaria Municipal de Educação e também por uma comissão formada para debater sobre o assunto.

Reunião – Durante a reunião também estiveram presentes o secretário de Administração, Gilberto Barcelos, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, e o procurador jurídico do município, Hugo Lázaro Marques.  A reunião também contou com a presença do chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui