A Câmara de Vereadores de Rio Piracicaba segue inovando e investindo em ações que garantam mais transparência ao exercício parlamentar. Por isso, a Casa acaba de lançar o “Ô de Casa”, um jornal institucional, já distribuído por toda a cidade que conta com considerável extensão territorial de 370.355 km2, superior ao município de Belo Horizonte que totaliza 330,9 km2. Essa é a primeira vez que o Legislativo de Rio Piracicaba publica um House Organ (jornal institucional). A distribuição é uma inovação no município já que o periódico, no formato tabloide, contemplou todas as localidades e bairros. A publicação também segue disponível no formato digital.
A novidade surpreendeu moradores e até mesmo políticos antigos. É o caso do ex-vereador Geraldo Pantuza, 85 anos, residente na localidade Gomes de Melo. “Oportunidade para voltar a acompanhar as notícias da cidade. Fui vereador por três mandatos e na minha época não tinha isso”, comparou.
O encarregado de mecânica, Gerson do Carmo Mendes, 38 anos, destaca a dificuldade de os moradores das localidades rurais se manterem informados. “A internet rural aqui no Carvalho passa dos R$200,00 por mês. Além de muito caro os problemas de conexão são constantes. O jornal vai facilitar o acesso à informação”, opinou.
O agricultor Antônio Nicolau Socorro, 76 anos, não perdeu tempo e recebeu seu Ô de Casa a caminho da roça, na localidade do Carvalho. “Bom saber como estão correndo as coisas porque não tenho tempo de ir às reuniões da Câmara que são tão importantes para nossa cidade”, destacou.
Ô de Casa
O jornal da Câmara de Rio Piracicaba será publicado trimestralmente com entrega garantida em toda a cidade. O presidente da Câmara, idealizador do periódico, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – o Nozinho do Caxambu, destaca a importância da iniciativa. “Sou de localidade rural e sei bem da dificuldade de acesso à informação. Além disso, é dever do Poder Legislativo garantir transparência em suas ações. Por isso, nossas reuniões ordinárias são transmitidas ao vivo pelo Facebook e o jornal vai contribuir para ampliar a divulgação do trabalho desempenhado pelos vereadores”, argumenta Nozinho.