Amepi faz reunião itinerante em São Domingos do Prata

 Encontro reuniu prefeitos, vices e secretários que conheceram projetos para os municípios
Prefeitos, vices, secretários e representantes dos municípios da região participaram, na manhã de sexta-feira (27), da primeira reunião itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), neste ano.
O encontro, na sede da  Associação Comercial de São Domingos do Prata (Aciap), parceira da Amepi, abriu a agenda de reuniões nos municípios associados. A proposta é aproximar ainda mais os chefes do Executivo da região e fomentar a troca de experiências.
No encontro, professores e representantes do IGTEC/UFMG, que desenvolvem ações em São Gonçalo do Rio Abaixo, falaram do projeto Cidade Inteligente, em andamento no município. O prefeito Nozinho (PDT) convidou os presentes para participarem da “Start”, primeira feira de inovação e tecnologia da região.
O evento, no dia 1 e 2 de julho, único no Brasil por sua proposta inovadora, reunirá a juventude da comunidade local, Instituições de Ensino, Empresas e o Governo Municipal para a busca de  soluções de problemas locais. Haverá palestras, debates e oficinas para sobre demandas nas áreas de  Desenvolvimento Econômico;  Mobilidade; Saneamento; Eficiência Energética; Assistência Social e Empreendedorismo; Educação; Inovação; Agricultura Inteligente; Meio Ambiente; Segurança Pública; Cultura e Turismo e Saúde.
Conservação da água e  solo
Em seguida, a empresa Cenibra apresentou o projeto subsolagem, técnica agrícola que aumenta a retenção de água no solo e minimiza impactos das chuvas nos municípios, sobretudo, nas zonas rurais.
Segundo os técnicos da empresa, um  dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atualmente é a escassez hídrica. A disponibilidade de água para abastecimento humano, processos industriais e agropecuária tem reduzido significativamente. Neste contexto, a subsolagem é uma técnica eficiente para ajudar a combater esses problemas.
 A iniciativa simples,  garante o manejo correto do solo, preservando mananciais e os recursos hídricos, de forma totalmente sustentável e ambientalmente correta, além de aumentar a produtividade da agropecuária.
Após explanação, os prefeitos, vices e secretários tiveram uma aula de campo, onde conheceram a prática de perto. Em seguida, foi servido um almoço para os presentes.
Para o presidente Fernando Rolla (Avante) a reunião itinerante motiva a integração regional e amplia a relação entre os prefeitos. “Esse é o espirito Amepi, união entre os prefeitos, com ações colaborativas e troca de experiências. Momento de grande integração com apresentação de projetos que beneficiam as cidades da região”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui