Os vereadores aprovaram na reunião dessa quarta-feira, 8, em primeiro turno o Projeto de Lei 990/2017, de iniciativa do vereador Leles Pontes (PRB). A matéria reconhece o poema ‘Monlevade, Saga’, de autoria do professor Luciano Clemente Mendes Lima, como poema-símbolo da cultura literária do Município de João Monlevade.
A obra já foi premiada em primeiro lugar na categoria poema em concurso realizado em 1985, pela Prefeitura, tendo sido editado em Monlevade em Prosa e Verso, publicação alusiva ao evento. O autor do poema, Professor Luciano, é Cidadão Honorário do município, homenagem conferida pela Câmara por meio da Resolução 601/2013.
De acordo com Leles, ele acatou a proposta do professor Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho), que apresentou em seu livro “Nossa terra Nossa gente, Volume I – A cidade, sua história, seus símbolos, seus ícones”, a sugestão em transformar o poema como símbolo do município. O vereador ainda agradeceu as comissões por terem dado parecer favorável à matéria. “Este projeto tramita na casa há 5 anos e só agora recebeu os pareceres das comissões”.
Gustavo Prandini (PTB) parabenizou a autoria do projeto e destacou que a matéria valoriza a cultura local. “Embora seja um projeto singelo na sua redação é de profunda importância para cidade e a cultura do município para valorizar e mostrar à juventude a importância de todas as culturas, não somente a música, dança, entre outros, mas também sobretudo a Literatura.”