A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) anunciou o reajuste de 5,22%, a partir desta quarta-feira (23), para consumidores residenciais. O valor foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Cerca de 8,8 milhões clientes da companhia serão afetadas pelo aumento em Minas Gerais.
Segundo o anúncio emitido pela Aneel nesta terça-feira (21), o cálculo considera “a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras que trata da inclusão dos aportes na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) decorrentes do processo de capitalização da Eletrobras”.
Além disso, com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.280/2022 pelo Congresso Nacional, que determina a devolução de créditos tributários pela prestadora, a Cemig terá uma redução de R$2,81 bilhões ou 15,20% no índice de reajuste tarifário.
Em nota, a Cemig destacou que não houve aumento nos últimos dois anos para clientes residenciais e esclareceu que, do valor cobrado, “apenas 23,1% ficam na Cemig Distribuição e se destinam a remunerar o investimento, cobrir a depreciação dos ativos e outros custos; os demais 76,9% são utilizados para cobrir encargos setoriais (16,1%), tributos pagos aos Governos Federal e Estadual (27,3%), energia comprada (26%), encargos de transmissão (7%) e receitas irrecuperáveis (0,5%).”