MÊS DAS PRETAS: ( indique uma preta com história pra contar)
A nossa preta de hoje é a Rosimeiry de Souza, 52 anos divorciada , mãe de cinco filhos maravilhosos a qual se orgulha muito, avó de 5 netos que é a sua grande paixão. Ela faz parte da Pastoral afro de João Monlevade.
“Na minha trajetória de vida; já passei por alguns episódios de preconceito que na época me deixaram bem deprimida.Meu filho mais novo nasceu bem clarinho e de olhos azuis, já na maternidade ao invés de entregarem ele para Mim , entregou para uma outra pessoa que estava no quarto comigo, esse foi o primeiro episódio. Passando alguns meses fui fazer um tratamento dentário, como meu filho ainda amamentava o levei comigo , no consultório a secretária mto gentil ficou com meu filho até terminar o procedimento, mas quando sai meu pesadelo iniciou ela juntamente com dentista me pediram os documentos para comprovar se a criança era meu filho , pois minha palavra naquele momento não adiantava, como na época eu era uma pessoa que não nenhum conhecimento fiquei nervosa e comecei a chorar e apresentei os documentos, desse último episódio que não parou por aí deixei de sair com meu filho por medo de passar por essas situações as quais me trazia mta dor .Enfim meu filho cresceu hoje tem 26 anos ainda sim quando algumas pessoas me verem com ele fala nossa ele não tem nada de vc, puxou o pai .
Apesar de tudo , superei cada episódio de preconceito que passei , hoje sou uma mulher dona de si ,busco aprender e combater todo e qualquer tipo de preconceito nos espaço que estou , Essa sou eu mulher preta periférica guerreira.
– Mulher preta ,orgulhe -se de ser quem você é.
*Associação Monlevadense de Afrodescendentes (AMAD)