Minas Gerais contabiliza, até a noite desta segunda-feira (8), 101 casos de varíola dos macacos. O número de diagnósticos positivos da doença ainda podem aumentar no Estado, visto que 331 são suspeitos. Uma pessoa morreu em decorrência da enfermidade no Estado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A pasta responsável pela Saúde esclareceu que todos os casos confirmados são do sexo masculino e estação “em boas condições clínicas”. “Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pela Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária”, diz trecho da nota.
O Estado teve um aumento de 25% de diagnósticos positivos, já que na parte da manhã o número estava em 81. A capital mineira é a cidade com mais casos confirmados (75). Na sequência aparece Santa Luzia, na região metropolitana, com quatro.
O número de diagnósticos suspeitos chegou a 331 e quatro casos foram classificados como prováveis. A SES-MG ainda informou que uma notificação de caso suspeito no município de Abadia dos Dourados, na região do Alto Paranaíba, foi excluída após verificação de erro de digitação. Sendo assim, não há casos suspeitos no município.