Shampoos da marca Seda são reprovados pela vigilância sanitária de Minas

Edesio Ferreira/EM/D.A Press Sanções sanitárias poderão ser aprovadas contra a Unilever Brasil, por ter disponibilizado para consumo produtos com datas de validade e fórmulas declaradas nos rótulos divergentes das registradas junto à Anvisa

Dois shampoos da marca Seda Cocriações não passaram nos testes da vigilância sanitária em Minas Gerais e foram retirados das prateleiras desde o começo de julho. A empresa recorreu, alegando que não há risco à saúde, mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) exige mais informações para comprovação. Foram rejeitados dois lotes dos produtos, o VHH 03 2042 do ‘Shampoo Liso Perfeito/Lisos Fortes e Cheios de Vida’ e o IBA 14 0853 do ‘Shampoo Ceramidas/Cabelos Mais Fortes e Com Brilho de Arrasar’. A Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária emitiu parecer de que os produtos são “insatisfatórios” na análise primária do rótulo, por apresentarem irregularidade na data de validade e na fórmula. A SES afirmou que nos recursos da empresa, foi dispensado um novo teste, e que foram admitidas falhas, mas que seriam pontuais. Por isso, os laudos emitidos pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias (IOM/FUNED) não serão alterados. Novas sanções sanitárias poderão ser aprovadas contra a Unilever Brasil, que produz os shampoos, por ter disponibilizado para consumo produtos com datas de validade e fórmulas declaradas nos rótulos divergentes das registradas junto à Anvisa, acrescentou a SES.

Falha pontual

Em nota, a Unilever respondeu que “o relato dos laudos mencionados se tratava de uma falha pontual de gerenciamento de informação em sistema eletrônico, e não de produto, que já foi devidamente atualizado com as informações necessárias. A companhia reforça que prontamente comunicou ao órgão sobre a resolução e aguarda a avaliação final. Também afirma que os produtos são seguros, próprios para consumo por todo o seu período de validade e que adota padrões rigorosos de segurança e qualidade”

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