As palestras foram incluídas no evento para levar conhecimento e capacitação aos produtores rurais de Itabira e região
Começou nesta sexta-feira (19), o ciclo de palestras da 34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Itabira (Expoita). A iniciativa visa capacitar produtores de toda a região para garantir uma genética apurada nos rebanhos dos criadores locais. Os temas abordados são relacionados à nutrição dos animais e manejo de pastagens, com apresentação de novas técnicas e destaques para projetos desenvolvidos no município.
A primeira palestra, com o tema do projeto “Mais Carne e Leite”, foi ministrada pelo professor da Escola de Veterinária da UFMG, Matheus Anchieta Ramirez. Ele contou o sucesso do projeto que iniciou em março de 2022 e atende produtores da região. “O projeto atende continuamente 50 produtores com resultados expressivos no aspecto educativo. Destaca a recuperação de pastagem, implementação de capineiras e o processo de melhoramento genético, de acordo com a necessidade de cada produtor” explica o professor.
Quem não quis perder a oportunidade de aprender ainda mais sobre o projeto, foi o produtor de leite, Rodrigo Oliveira Amador, “essas palestras são um ganho muito grande para os produtores da nossa região, aqui podemos ver a forma correta de tratar os animais, evitando o desperdício para que possamos colher resultados. A gente só tem a ganhar e o benefício que tem na propriedade acaba retornando para o município”, afirma o criador de gado de leite.