Duelo de gigantes: Cruzeiro desafia Grêmio no Sul pra ficar mais perto do acesso

Volante Neto Moura seguirá como titular, mas Pezzolano faz mistério sobre a escalação do meio campo — Foto: Flickr Cruzeiro/Reprodução

Em um dos duelos mais aguardados da Série B, o Cruzeiro pode dar mais um passo decisivo rumo ao acesso neste domingo (21), ao encarar o Grêmio, às 16h, em Porto Alegre, pela 25ª rodada da Série B do Brasileiro. Se vencer os gaúchos, a Raposa abrirá 12 pontos de frente sobre o vice-líder Bahia (44) e, ainda mais importante, 20 de ‘folga’ em relação ao G-4, já que o Tombense (5º colocado), tem 36 pontos.

A missão dos comandados pelo técnico Paulo Pezzolano será superar o grande aproveitamento do Grêmio, de Roger Machado, como mandante. Na competição, o Tricolor gaúcho foi batido em casa apenas uma vez: 1 a 0 para a Chapecoense, ainda pela 2ª rodada do torneio, no já distante dia 15 de abril. Nas outras dez partidas na Arena Grêmio, foram nove vitórias (sete delas consecutivas) e apenas um empate dos donos da casa. A seu favor, o time celeste conta com o fato de ser o melhor visitante da competição.

Sem desfalques por suspensões, Paulo Pezzolano terá a maior parte do elenco à sua disposição. As exceções serão os alas Geovane e Léo Pais, ainda em recondicionamento físico após se recuperarem de lesões, o meia João Paulo e os atacantes Waguininho e Jajá, que seguem sob cuidados do departamento médico celeste.

A partida marcará um duelo especial: enquanto o Cruzeiro possui o melhor ataque da competição, com 30 gols, o Grêmio é o dono da melhor defesa, tendo levado apenas 11 gols em 24 jogos (um a menos que a Raposa).

E para reforçar o ataque do Cruzeiro, Pezzolano pode promover a estreia do recém-contratado Lincoln. Revelado pelo Flamengo, o jogador, que estava no Vissel Kobe, do Japão, treinou durante toda a semana com os companheiros, atuando de forma centralizada, e pode ser a grande novidade da equipe. A tendência é que comece como opção no banco de reservas. Outro atacante também já regularizado, Juan Christian deve ter que esperar um pouco mais por sua oportunidade.

Caso deseje, Pezzolano pode repetir o time pelo quarto jogo seguido, fato inédito em sua passagem pela Toca da Raposa. Entretanto, são grandes as chances de Wesley Gasolina ganhar a vaga de titular, após deixar boa impressão ao ser acionado no segundo tempo da partida contra a Chapecoense, em Brasília.

Outra novidade deve ser a confirmação de Willian Oliveira como titular, ocupando o posto que hoje vem sendo de Machado. Mas, por jogar fora de casa, não será surpresa se o comandante uruguaio optar pela presença dos dois ao lado de Neto Moura no meio campo.

‘Garantido’ no time, Neto Moura prevê uma partida complicada, até mesmo em função do peso das duas equipes. “A expectativa é muito boa. É um grande jogo, jogo de Série A, jogo de dois clubes de Série A. O Grêmio jogando dentro de casa é um adversário muito difícil, não é a toa que ficaram quase um turno sem perder”, destaca.

Mesmo assim, o volante confia em um bom resultado da Raposa. “A gente vem fazendo uma grande preparação com Pezzolano, que sempre pede muita intensidade. A gente está preparado. Vamos continuar fazendo nos jogos o que o professor Pezzolano pede, ter a concentração também que ele pede, porque vai ser um jogo bastante difícil. E ter a tranquilidade na frente para quando a gente tiver a oportunidade, fazer os gols e sair com a vitória de lá”, acrescentou.

No jogo do turno, no Independência, o Cruzeiro superou o Tricolor por 1 a 0, com um gol contra do lateral Rodrigo Ferreira. Neste domingo, a expectativa é de casa lotada, já que o Grêmio anunciou que a maioria dos ingressos já foram vendidos.
O outro lado
Seguindo firme no G-4 da Série B sob o comando do técnico Roger Machado, o Grêmio vem de uma derrota amarga para o CRB na última rodada (2 a 0, em Maceió). Agora, o objetivo é se impor em casa, derrubar o líder e reassumir a segunda colocação.

O time terá mudanças. O zagueiro Geromel, que levou o terceiro cartão amarelo na última rodada, terá que cumprir suspensão. O substituto deve ser o jovem Natã, revelado na base do Grêmio, que se destacou no Gauchão atuando por empréstimo pelo Aimoré. Tanto que teve o retorno solicitado pelo técnico Roger Machado. Ele deve atuar ao lado de Bruno Alves, já que o argentino Kannemann está contundido.

Por outro lado, se não tem uma de suas referências na defesa, o Grêmio deve contar com um reforço de peso no ataque: recuperado de lesão muscular, Ferreirinha deve fazer dupla de frente com Diego Souza, vice-artilheiro da Série B, com 11 gols.

Além do próprio Diego Souza, o Grêmio pode fazer valer outras da chamada ‘lei do ex’. O clube gaúcho ainda conta em seu elenco com o lateral Diogo Barbosa, o volante Lucas Silva e o atacante Jonatha Robert. O lateral direito Edílson também já defendeu o time celeste, mas ainda se recupera de lesão.

Ficha Técnica

Grêmio x Cruzeiro

Grêmio
Brenno, Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Guilherme; Biel, Diego Souza e Ferreirinha (Campaz)
Roger Machado

Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina, Willian Oliveira (Filipe Machado), Neto Moura, Chay (Daniel Junior) e Bidu; Bruno Rodrigues e Luvannor
Técnico: Paulo Pezzolano

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre
Horário: 16h
Motivo: 25ª rodada da Série B
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
VAR: Neuza Inês Back (SP) e Alex dos Santos (SC)
Transmissão: Globo (Minas) e Rádio Super 91.7 FM

O Tempo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui