Neste fim-de-semana a programação do Festival de Artes Negras Itabirano (Fani) movimenta a cena musical da cidade. O evento, que teve início na última segunda-feira (22), tem como propósito o apoio às iniciativas culturais afro-brasileiros.
Para o Superintendente da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcantara, “Itabira em sua história política, social e econômica traz o recorte das mãos negras em diversas atividades culturais o que torna a nossa cultura rica, recheada de ancestralidade, e com pitadas de sabedorias pela nossa mãe África. Itabira e o governo Marco, saem à frente por trazer essa temática como uma ação de políticas afirmativas que podem transformar a nossa cidade”.
O Fani faz parte da proposta do Governo Municipal como forma de trabalhar as pautas raciais no decorrer de todo ano. Ações desse tipo são de extrema importância porque fomenta a cultura afro-brasileira e reverencia o seu papel fundamental na construção histórica do país. Além disso, dá oportunidade aos artistas negros para apresentarem seus talentos e ensinarem seus ofícios, conta Nyara Crispim, diretora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira.
Durante toda a semana, o FANI promoveu exposições fotográficas, oficinas, palestras, roda de conversa e artesanato, em diversos bairros de Itabira. De hoje (26) até quarta (31), estão confirmadas atrações musicais gratuitas. Confira a agenda abaixo:
26/08 (sexta-feira)
19h – Wilson Queiroga
21h – DJ A Coisa
Largo do Batistinha
27/08 (sábado)
18h – Nego Massa
21h – Tom Nascimento
Largo do Batistinha
28/08 (domingo)
16h – Samba da Meia Noite
17h30 – Tumbaitá
18h30 – Guayamum
Largo do Batistinha
31/08 (quarta-feira)
19h – Sérgio Diaz
Deck da FCCDA