O governo Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional por causa da morte da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, nesta quinta-feira (8). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e foi assinado Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o documento.
A rainha do Reino Unido morreu, aos 96 anos. A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham na tarde desta quinta. A notícia foi compartilhada pelo perfil da família real do Twitter.
A monarca faleceu no palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde estava desde 21 de julho passando o verão. Mais cedo, outro comunicado oficial informava que os médicos da família real estavam “preocupados” com a saúde da rainha, e por isso, recomendaram que ela fosse colocada sob supervisão médica.