O preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,19 para R$ 4,89 por litro a partir de terça-feira (20), uma redução de 5,78%, disse a empresa em nota nesta segunda-feira (19).
“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”, disse a companhia.
O valor nominal do diesel da Petrobras para as distribuidoras é o menor desde o início de maio.
O movimento da Petrobras acontece em meio a cotações do petróleo pressionadas no mercado internacional por preocupações com uma demanda global mais fraca devido a questões econômicas, antes de possíveis fortes aumentos nas taxas de juros.
“Os preços dos combustíveis lá fora seguem mais baixos por conta das revisões de crescimento da economia global. Isso tem pressionado a menor os preços”, afirmou à Reuters o professor do Ibmec e economista Gilberto Braga.
“Isso chama atenção por ser um momento eleitoral, que é delicado, e combustíveis acabam virando um instrumento de campanha para um e ataque para outro”, acrescentou.