Alta Complexidade do Hospital Margarida está cada vez mais perto

VOCÊ SABE O QUE ISSO SIGNFICA?
De forma geral, denomina-se procedimento de alta complexidade todo o procedimento que envolve alguma tecnologia de alto custo para poder ser executado. Um dos principais objetivos dos procedimentos de alta complexidade é integrar os níveis de atenção à saúde, e sendo assim são oferecidos pelo SUS e também por convênios médicos, de acordo com algumas regras estabelecidas pelos convênios. E esses procedimentos são mais comuns em nosso dia a dia do que podemos imaginar.
Quais são os procedimentos de alta complexidade
Embora o termo alta complexidade seja associado com as doenças e situações que são graves, em nosso dia a dia esses procedimentos estão presentes nos casos mais simples. Os principais procedimentos de alta complexidade são: ressonância magnética, tomografia computadorizada e laparoscopia.
Ressonância magnética:
Na ressonância, através do magnetismo e da radiofrequência, é possível obter imagens de ótima qualidade dos órgãos internos do paciente. Embora haja algumas restrições para a realização desse procedimento, como pacientes com implantes de próteses metálicas, ele ainda assim é muito utilizado na prática clínica.
Tomografia computadorizada:
A tomografia computadorizada também é considerada um exame de imagem, que é muito usado para a análise de tecidos que são mais maleáveis como os órgãos internos, as glândulas e os músculos. O exame é feito para auxiliar no diagnóstico e também no tratamento de dezenas de doenças, sendo uma importante ferramenta na prática clínica e hospitalar.
Laparoscopia:
A laparoscopia é considerada uma cirurgia de alta complexidade, que exige uma equipe especializada para ser realizada e também equipamentos específicos para sua realização. Além disso, os equipamentos usados para todas as etapas da cirurgia são de alta tecnologia, e a equipe deve ser multiprofissional, composta por profissionais altamente qualificados.
Diferença entre procedimentos de alta, média e baixa complexidade
A área da saúde é muito complexa e ampla, assim como os procedimentos que são realizados por um mesmo profissional são muito diferentes de acordo com o local de atendimento. Por exemplo, o trabalho de um enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é muito diferente de seu trabalho em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por ser tão complexa, a saúde é dividida em níveis, sendo eles: primário, secundário e terciário.
¨*Hospital Margarida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui