Objetivo é organizar o atendimento neurológico em João Monlevade
A Prefeitura de João Monlevade deu início ao projeto “Neurologia no Dia a Dia”, com o objetivo de organizar o atendimento aos pacientes neurológicos do município. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) e abrange os demais municípios consorciados: Bela Vista de Minas, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Catas Altas.
Na quinta-feira (15), servidores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) das seis cidades assistiram a uma explanação sobre o projeto que é coordenado pelo neurologista Tiago Alvarenga. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi).
As atividades foram divididas em dois turnos. No período da manhã, profissionais da equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF) do bairro Promorar e servidores do Centro Social Urbano (CSU – Loanda) participaram de um curso teórico e prático com Tiago Alvarenga. Posteriormente será agendado o mesmo treinamento para as demais equipes de ESF e unidades básicas de saúde.
No período da tarde, foi realizado um encontro com médicos, enfermeiros e gerentes de unidades de saúde dos municípios consorciados, momento em que o coordenador do programa deu mais detalhes sobre o trabalho. “É um trabalho a longo prazo. Não vamos solucionar as demandas e resolver o atendimento em janeiro”, argumentou o neurologista.
Demandas
O prefeito de João Monlevade e presidente do Cismepi, Dr. Laércio Ribeiro (PT), juntamente com a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, prestigiaram a palestra de Tiago Alvarenga que na oportunidade apresentou uma aula introdutória sobre Cefaleia.
Dr. Laércio Ribeiro salientou que a ideia é beneficiar monlevadenses e pacientes das cidades envolvidas. “É um projeto que visa atender essa demanda da Saúde de João Monlevade e dos demais municípios do consórcio. É um trabalho que funciona em outras cidades da região com excelentes resultados e entendemos que será muito benéfico para os nossos pacientes”, declarou.
Raquel Drumond endossou as palavras do prefeito. “É um trabalho maravilhoso que vem solucionar algumas demandas que precisam de respostas, que são os atendimentos relacionados à epilepsia, cefaleia, quedas e vítimas de AVC, visando tanto o cuidado quanto a prevenção”, concluiu.