Na noite dessa quarta-feira, 21, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu Moção de Aplausos ao atleta Gustavo Vasconcelos Ferreira Araújo. A homenagem é de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante) e foi aprovada por todos os parlamentares.
Segundo Bruno, a homenagem é em reconhecimento à sua atuação no esporte e consequentemente na representatividade que ele sempre trouxe à cidade, com participação e conquistas em vários campeonatos e competições tanto em João Monlevade quanto em outras regiões e até fora do país.
Gustavo Vasconcelos é monlevadense e iniciou sua trajetória no futebol jogando pelo Real Esporte Clube. Durante este período foi campeão em vários torneios. Em 2011 e 2012, o atleta disputou campeonatos pelo time do Olímpicos, em Belo Horizonte. Já no ano de 2014, Gustavo assinou contrato com o time Valência, da Espanha, tornando-se jogador das categorias de base do clube. No Valência disputou a Liga Espanhola e a Champions League, uma das maiores competições do mundo do futebol, fazendo jogos na Espanha e Rússia.
Em 2016, Gustavo retornou ao Brasil e retomou os estudos, ingressando no ramo da Gastronomia. Ainda em sua trajetória no esporte, Vasconcelos atuou no time de futsal do Minas Tênis Clube conquistando a Liga Mineira de 2017. Em outubro, ele foi promovido ao elenco profissional do Minas e torna-se campeão Mineiro também em 2017.Gustavo participou da Copa do Brasil de Futsal 2018, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, destacando-se como um dos jogadores com o chute mais potente dentre os participantes. O atleta permaneceu no Minas Tênis Clube, de 2017 a 2021.
Em meados de 2021, o atleta retornou para a Espanha para jogar no Talavera de La Reina. A permanência foi curta, de apenas seis meses, porque o Consulado Espanhol não estava disponibilizando Visto de Trabalho, no período da pandemia do coronavírus. Ao retornar ao Brasil, Gustavo foi para a cidade de Santo André, em São Paulo, onde jogou por um curto período no time do Santo André. Este foi um momento decisivo na vida dele, pois o mesmo decidiu dar uma pausa como atleta e investir e dedicar à gastronomia.
Discursos
Em sua fala, Gustavo Vasconcelos agradeceu ao autor da homenagem e aos vereadores pela honraria. Ele ainda contou sobre o tempo em que atuou como jogador de futebol e como decidiu se dedicar à gastronomia. “Tive muitas oportunidades atuando em vários times e jogando importantes campeonatos como a Champions League. Em 2021 decidi encerrar minha carreira como jogador profissional. Convivi com inúmeras comparações e julgamentos. Não foi fácil a escolha, mas hoje sigo fazendo um trabalho na culinária com muito amor”.
O vereador Bruno Cabeção falou da felicidade em poder conceder a honraria. Ele lembrou que antes de ser vereador era contrário à concessão de homenagens, mas que hoje entende que é importante o reconhecimento para evidenciar alguma ação. “O esporte na nossa cidade há muito que ser evidenciado. Estou feliz em poder destacar a atuação do atleta Gustavo. Agradeço a ele por levar o nome da nossa cidade aos quatro cantos do país e do mundo”.
Por sua vez, o vereador Gustavo Maciel, endossou a atuação e o empenho que o homenageado tem com o esporte e o destaque que ele teve nesta trajetória. “Parabéns pela dedicação e por levar o nome da nossa cidade em outros lugares no Brasil e no mundo. Desejo sucesso para você na sua carreira na gastronomia. Tenho certeza de que se sairá tão bem quanto no esporte”.