A Prefeitura de João Monlevade publicou nesta terça-feira (27) edital de processo licitatório, modalidade concorrência do tipo menor preço, para contratar empresa que será responsável pela execução de drenagem superficial das ruas “B e C”, do bairro Santa Cruz. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 30 de janeiro de 2023, às 8h30. As empresas interessadas em participar do processo podem acessar o edital e anexos no site oficial do Município: www.pmjm.mg.gov.br.
A drenagem das ruas “B e C” vai minimizar o impacto das chuvas no local. Além disso, a obra é demanda antiga da comunidade, que há anos sofre com inundações em período chuvoso. Para os serviços serão investidos cerca de R$1,3 milhões. O montante é fruto de financiamento junto ao BDMG, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Os parlamentares reforçaram que as obras para a região do Santa Cruz são essenciais e fundamentais para melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante), foi enfático ao afirmar que os trabalhos nas ruas B e C devem ser iniciados o mais breve possível, assim que o processo licitatório for finalizado. “Estamos avançando e, em breve, entregaremos tudo pronto para a população que sofreu muito com os alagamentos e barro na porta de casa”, pontuou.
Já o prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), destacou a participação dos vereadores na aprovação do empréstimo para a realização da obra e frisou que a drenagem “faz parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal para acelerar o escoamento da água da chuva acumulada, visando minimizar os transtornos à comunidade do Santa Cruz”.
Além das obras de drenagem, Dr. Laércio apontou que o Executivo fará ainda uma avaliação do assoreamento do rio Piracicaba, também com objetivo de evitar alagamentos no bairro Santa Cruz. Já para o bairro Amazonas está previsto estudo que também contempla obras de drenagem.
Outra importante obra que será entregue à comunidade em breve é a nova ponte que liga as ruas “C” e Tupiniquins. A travessia está quase concluída e amplia a mobilidade e reduz o percurso dos moradores.