O calendário de feriados nacionais estabelecidos pelo governo federal para 2023, e que começou no domingo (1/1), terá nove datas oficiais, sendo que quatro delas caem na segunda (Dia Mundial do Trabalho e Natal) e sexta-feira (Paixão de Cristo e Tiradentes) e três coincidem com a quinta-feira (Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados), o que possibilita o “enforcamento” da sexta. A portaria nº 11.090 foi publicada há quase uma semana, no dia 27 de dezembro de 2022, pelo Ministério da Economia, no “Diário Oficial da União”.
O turismo comemora essas folgas, depois de 2022 com sete feriados coincidindo com finais de semana e quartas-feiras. Neste ano, apenas Ano Novo, celebrado no domingo, e a Proclamação da República, na quarta-feira, não garantirão descanso para os brasileiros. Outras cinco datas são consideradas ponto facultativo pela portaria — Carnaval (20 a 22 de fevereiro, com a quarta-feira até as 14h), Corpus Christi (8 de junho, quinta-feira) e o Dia do Servidos Público (28 de outubro, sábado).
Já o calendário elaborado pelo governo de Minas Gerais enumera 13 feriados, o mesmo número de Belo Horizonte. Além dos nove feriados nacionais, estão inclusos o Dia da Consciência Negra (20 de novembro, segunda-feira) e os três dias de Carnaval. Na capital mineira, por sua vez, serão 13 feriados, nove deles prolongados. Acrescente aos nacionais as datas comemorativas de Corpus Christi (8 de junho, quinta-feira), da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto, terça-feira), o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro, sexta-feira) e o Dia da Consciência Negra, já citado, originam as esperadas folgas.
Lista de feriados nacionais em 2023
1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
7 de abril (Sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira): Finados
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (segunda-feira): Natal
O Tempo