A partir desta segunda-feira (6), consultas e exames especializados e encaminhamentos de cirurgias dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Cruzeiro e Dr. José Nelson Fagundes poderão ser agendados pelas duas UBSs. Para fazer o agendamento será necessário apresentar o cartão do SUS e uma cópia do comprovante de endereço.
Com a iniciativa, a Prefeitura de João Monlevade busca facilitar o acesso para os usuários de ambas as unidades. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, em breve, o processo de descentralização também seja aplicado nas demais unidades de saúde, beneficiando toda a população.
A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou que o novo fluxo permitirá que os moradores das áreas de cobertura dessas unidades economizem tempo e recursos. “Antes, o paciente, depois do atendimento médico na unidade, caso precisasse de um especialista, teria que se deslocar até a Policlínica para fazer o agendamento. Agora, ele pode fazer agendamento no mesmo local, logo que sair do consultório”, resumiu.
A descentralização vem sendo discutida e planejada há alguns meses. Nas duas últimas semanas o trabalho foi intensificado, com o treinamento dos profissionais que farão o agendamento em cada uma das unidades. Conforme a secretária, logo será realizada uma avaliação do serviço, para verificar o que pode ser melhorado ou modificado antes do projeto ser implementado em todas as unidades.
Raquel Drumond ainda agradeceu o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), pelo apoio nas ações da Secretaria de Saúde “Colocar os serviços de saúde cada vez mais próximos da população é o compromisso de um governo preocupado em cuidar das pessoas de nossa cidade”, concluiu.