A Prefeitura de João Monlevade e a ArcelorMittal retomaram esta semana as obras para desobstrução e recuperação da estrada do Jacuí. O trânsito no local precisou ser interditado para veículos e pedestres, devido ao risco de desmoronamento de pedras e da encosta rochosa.
O trabalho consiste em quebrar as pedras maiores usando equipamentos pesados como retroescavadeiras e britadeiras mecânicas. Na segunda-feira (27) foi aberto um acesso íngreme ao lado do local do desmoronamento, onde as máquinas atuam retirando as rochas de cima para baixo. Segundo funcionários da ArcelorMittal, até o final da semana, esse processo de remoção das rochas deve ser concluído. A próxima etapa será a retirada de todo o material da pista. Toda a terra e rochas removidas serão levadas para uma área no Distrito Industrial da cidade.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), estiveram na estrada do Jacuí acompanhando os trabalhos.
O chefe do Executivo reiterou que a administração municipal e a ArcelorMittal estão empenhadas em liberar, com segurança, o acesso da via o quanto antes. “Sabemos que a estrada é importante para o deslocamento dos nossos cidadãos e para o transporte de mercadorias. Por isso estamos empenhados em resolver o problema o mais rápido possível. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos que estamos trabalhando para garantir a segurança e mobilidade de toda comunidade”, ressaltou Dr. Laércio.
Fabrício Lopes também foi enfático ao frisar a segurança no trecho. “É importante destacar que a segurança da população é nossa principal preocupação. Por isso, estamos empenhados em trabalhar com rapidez e eficiência para que a estrada do Jacuí possa ser reaberta o mais breve possível”, pontuou.