Vereadores aprovam a reestruturação do Fundo Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, (01), os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram em primeiro turno o projeto de lei nº 1.322/2022, de iniciativa do Executivo. A matéria dispõe sobre a reestruturação do Fundo Municipal de Turismo, Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de João Monlevade e dá outras providências.
Para o vereador Belmar Diniz (PT), o projeto possibilita uma oportunidade para o município fomentar o turismo. “Nós temos condição e capacidade para mostrar o que tem de bom em Joao Monlevade. Com o projeto, vamos conseguir capacitar a rede hoteleira, restaurantes, bares, entre outros para receber o turista”.
Leles Ponte destacou que o município estava atrasado, em relação a aprovação da matéria. Ele lembrou que há muitas maneiras de captar recursos para fomentar o turismo, mas faltava um projeto que tornasse isso viável. Leles ainda defendeu a necessidade de ter cargos efetivos qualificados na Fundação, os projetos possam ser continuados e aprimorados durante as mudanças de governo.
Já o vereador Gustavo Maciel (Podemos) enalteceu o potencial turístico da cidade. Ele lembrou que teve um requerimento de sua autoria aprovado na Casa, solicitando informações sobre os Fundos Especiais do município, para saber sobre o funcionamento de cada um. Ainda em sua fala, Maciel destacou que a Casa aprovou um projeto que reconhece a cidade como a Capital do Fio Maquina e que é preciso explorar este título para que o município seja lembrado pela qualidade do material produzido aqui.
Em sua justificativa de voto, o vereador Thiago Titó (PDT) ressaltou a importância da aprovação da matéria e reconheceu que a atual administração municipal promoveu muitos eventos culturais na cidade. No entanto, ele argumentou que é necessário ampliar as atividades culturais para incluir eventos direcionados ao público evangélico.
Por sua vez, o vereador Pastor Lieberth (União), endossou a fala de Titó no que diz respeito a ampliação dos eventos para a classe evangélica, com a comemoração do Dia do Protestante, por exemplo.
O parlamentar Marquinho Dornelas (PDT) lembrou que foi aprovado pela Câmara um projeto que reconhece a música e os eventos gospel como manifestação cultural, porém até o momento não foi sancionado.
Vanderlei Miranda (PL) acrescentou que é importante que a Casa de Cultura apoie as manifestações da igreja católica. Ele observou que em outras cidades da região, durante celebrações especiais, cantores católicos ou evangélicos são frequentemente contratados para se apresentarem em eventos públicos. Por isso, ele gostaria que o mesmo tipo de prática fosse adotado na cidade.
Inclusão do Turismo à Fundação Casa de Cultura
Em segundo turno, os vereadores aprovaram o substitutivo ao projeto de lei nº 1.321/2022, de iniciativa do Executivo, que inclui a promoção e incentivo ao turismo como finalidade da Fundação Casa de Cultura e dá outras providências. A matéria contém emendas.
O projeto visa a inclusão da pasta Turismo dentro das responsabilidades da Fundação Casa de Cultura, permitindo a captação de recursos e geração de receitas para o desenvolvimento e a implantação de programas e projetos que visem à melhoria da infraestrutura e à promoção do turismo local. Além disso, a Fundação será responsável pela promoção e defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui