Segundo o Governo de Minas, todos os municípios do Estado já passam a ter dois serviços digitais do Departamento de Trânsito (Detran-MG). Interessados em solicitar a transferência de prontuário de outro estado (para quem vai tirar a habilitação) ou que desejam alterar dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão fazer os pedidos no portal do Detran-MG.
Esses serviços já estavam disponíveis em Belo Horizonte e na região Metropolitana desde outubro de 2022. A ampliação para as demais cidades mineiras foi possível após parceria firmada entre o órgão de trânsito e a equipe de atendimento da UAI Virtual, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Para usar o novo serviço, basta acessar este site com usuário e senha do portal ou com o cadastro Gov.br, disponibilizado pelo governo federal.
Em seguida, o interessado visualizará os serviços disponíveis digitalmente. Basta clicar na opção desejada, conferir as informações, anexar os documentos solicitados e enviar uma selfie de identificação, que garantirá ainda mais segurança ao protocolo digital. Além da transferência de prontuário, podem ser alterados o nome do solicitante, nomes dos pais e categoria do candidato.
Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.
Os demais serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.
(*) Agência Minas.