A partir de ontem quinta-feira (23), motoristas mineiros poderão realizar o registro de recursos de multas de trânsito no portal do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A novidade faz parte do protocolo digital, que já contava com outros cinco serviços.
Para fazer o registro digital da multa, basta realizar o login no portal do Detran-MG com usuário e senha ou por meio do cadastro no Gov.br. Na aba “Infrações” do site, o cidadão deve clicar em “Recursos Jari” para visualizar as orientações do processo, a documentação necessária e o link para acesso ao protocolo digital. A documentação deve ser digitalizada e enviada eletronicamente ao órgão de trânsito.
Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas de forma on-line. Após a análise da contestação, o cidadão visualizará o parecer dado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).
Além do recurso de infrações do Detran-MG, os serviços de defesa da autuação, indicação do condutor infrator, solicitação de microfilmagem, transferência de prontuário de condutor e candidato de outro estado já podem ser feitos usando o protocolo digital.
O sistema permite ainda realizar a alteração do nome dos candidatos e condutores, nomes dos pais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e categoria pretendida pelo candidato à habilitação.
Com a ferramenta, o trâmite de documentos é feito totalmente on-line, dispensando o deslocamento do cidadão até uma unidade de atendimento.
(*) Com Agência Minas.