“O Maior Raio-X do Torcedor” mostra num recorte da rivalidade mineira que o cruzeirense é mais fanático e o atleticano mais fiel. No ponto principal, que é o tamanho das duas torcidas, os rivais mineiros estão numericamente empatados, com 5% da preferência nacional, fechando o Top-5 das cinco maiores massas de torcedores do Brasil, superados apenas por Flamengo (24%), Corinthians (18%), Palmeiras (9%) e São Paulo (8%).
Quando questionados se são torcedores fanáticos pelo seu time, 28% dos cruzeirenses responderam que sim, contra 25% dos atleticanos.
Neste quesito, os celestes estão na sexta posição no ranking do fanatismo, empatados com os torcedores de Palmeiras e Santos, clubes em que também é de 28% o número de fanáticos na composição da torcida.
Os atleticanos dividem a décima posição com os corintianos, com 25% se considerando fanáticos.
Quando se trata de fidelidade, a melhor medida é o percentual de torcedores dos clubes que torcem para mais de uma equipe brasileira, o que é relativamente comum no País pela nossa característica de futebol estadual.
Foram 71% dos atleticanos dizendo que torcem apenas para o Galo, contra 69% de cruzeirenses.
Neste verdadeiro ranking da fidelidade, o Atlético é sétimo colocado, ao lado do São Paulo, e o Cruzeiro ocupa a nona posição.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.