Menos de uma semana após o ataque à creche em Blumenau (SC), as redes sociais foram palco para desinformação e novas ameaças de violência nas escolas. Neste cenário, algumas mensagens surgiram em redes sociais e apontam que algo terrível poderia ocorrer nas escolas no dia 20 de abril, está causando pânico e confusão entre pais, alunos e corpo docente e, tem gerado alerta nas autoridades em questão da segurança das crianças e adolescentes em ambiente escolar. Medidas estão sendo anunciadas pelas prefeituras e governos estaduais.
Em consequência desses boatos sobre ameaças de ataques em escolas, em João Monlevade, a Secretaria Municipal de Educação informou que a administração está tomando todas as medidas de segurança, trabalhando em conjunto com a PM para redobrar a atenção entorno das instituições. E divulgou a seguinte nota:
“A Prefeitura de João Monlevade informa que está debatendo ações preventivas diante das manifestações de ameaças às escolas em todo o Brasil.
A Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira, dia 10, solicitou reunião com as polícias militar e civil, Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e Comissão de Educação da Câmara para, juntos, debaterem sobre a segurança nas escolas. A reunião foi agendada para amanhã, dia 12, às 10 horas, no quartel da Polícia Militar.
É importante ressaltar que, até o momento, não há qualquer situação concreta de risco no município e as ações adotadas são preventivas.
A Prefeitura reforça o compromisso de trabalhar para eliminar o pânico generalizado entre pais, educadores e estudantes, garantindo a segurança de todos nas dependências das unidades escolares de João Monlevade.
Não divulgue notícias falsas. Em caso de qualquer situação suspeita, reporte às autoridades competentes.
A colaboração de todos é fundamental para que este momento seja superado com serenidade e segurança”