A Prefeitura de João Monlevade ampliou a descentralização das consultas e exames especializados e encaminhamentos de cirurgias. Com a mudança, os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Padre Hildebrando, Laranjeiras, Santo Hipólito, Monlevade Centro e Industrial poderão agendar esses procedimentos nas próprias UBSs. Para fazer o agendamento será necessário apresentar o cartão do SUS e uma cópia do comprovante de endereço.
Com a iniciativa, a Prefeitura de João Monlevade busca facilitar o acesso para os usuários das cinco unidades. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, em breve, o processo de descentralização também seja aplicado nas demais unidades de saúde, beneficiando toda a população.
A descentralização teve início em fevereiro, com as UBS Novo Cruzeiro e Dr. José Nelson Fagundes. Na época, a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou que o novo fluxo buscava beneficiar os moradores das áreas de cobertura das UBS com economia de tempo e recursos. Muitos pacientes precisavam usar mais de um ônibus, para chegar até a Policlínica no bairro Belmonte, onde o agendamento é realizado.
A descentralização vem sendo discutida e planejada há vários meses. Profissionais que farão o agendamento em cada uma das unidades passaram por treinamento para exercer a função.