DAE e ArcelorMittal se unem para solucionar falta de água no bairro Pedreira

A constante queixa de falta d’água no bairro Pedreira, em João Monlevade, tem sido motivo de preocupação para a ArcelorMittal e o Departamento de Água e Esgoto (DAE). Para buscar uma solução efetiva para o problema, essas entidades uniram forças para estudar a situação e encontrar alternativas que garantam um abastecimento de água adequado para a comunidade local.

Após levantamentos geográficos minuciosos, foi identificado o melhor ponto para a instalação de reservatórios e do sistema booster de bombeamento de água. Diante disso, a ArcelorMittal, em parceria com o DAE, começou obras para instalar caixas na parte mais alta do bairro. Também será colocado em outro ponto estratégico um minibuster, que será responsável pelo bombeamento e abastecimento dos reservatórios. Esse novo processo, conforme o diretor do DAE, José Afonso Martins, permitirá que a água seja armazenada antes de ser distribuída no bairro, o que garantirá o abastecimento em todas as residências e eliminará a necessidade do uso de caminhões-pipa. O veículo é usado hoje para suprir a constante falta de água no Pedreira.

José Afonso informou também que os níveis de água dos reservatórios serão monitorados pela ArcelorMittal. Já a execução da extensão da rede pelo bairro ficará a cargo do DAE, que também vai construir pontos de hidrometração para o controle e monitoramento da água no Pedreira. “O bairro será o primeiro da cidade a ter medição individualizada de consumo de água, o que possibilitará um maior controle do volume fornecido à comunidade local e a implementação de ações de conscientização nos pontos de maior consumo”, explicou José Afonso.

Moradora há 64 anos no bairro Pedreira, Benedita Socorro Santos, celebra a obra. “Agradeço muito a Deus por testemunhar a realização desse serviço. Espero que venha pôr fim ao tormento causado pela falta de água no nosso bairro”, falou.

Inovação

Outra inovação que será implantada no bairro Pedreira está relacionada à instalação de um macromedidor na entrada do bairro. O aparelho vai medir o volume total de água fornecido. Além disso, cada segmento de rua vai contar com um equipamento para medir o consumo específico de cada parte do bairro. “Essa medida permitirá um acesso e controle mais precisos, inclusive para identificação de possíveis vazamentos, facilitando o trabalho do DAE na manutenção e intervenções necessárias. As novas redes de distribuição também proporcionarão um controle mais efetivo por parte do serviço público, garantindo que quaisquer intervenções realizadas no bairro sejam devidamente monitoradas e controladas pelo DAE, o que possibilitará uma manutenção mais adequada e eficiente”, finalizou José Afonso.