Plano de desenvolvimento econômico será lançado em João Monlevade

Sebrae Minas é um dos parceiros do Agenda Viva, constituído por 16 projetos estratégicos que serão apresentados à comunidade na próxima quarta-feira (26/4)

A comunidade de João Monlevade, no Médio Piracicaba, irá conhecer, na próxima quarta-feira (26/4), os 16 projetos contemplados no Agenda Viva – planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local elaborado pelos setores público e produtivo e sociedade civil, com o apoio do Sebrae Minas e da Associação Comercial da cidade (Acimon). A apresentação será a partir das 18h30, no Centro Educacional do município, com entrada gratuita. Inscrições neste link.

 

As reuniões entre as lideranças responsáveis pela construção do planejamento tiveram início em 2021, com a realização de um diagnóstico sobre a situação do município, e de oficinas para análises, elaboração de estratégias, além de encontros para validação das propostas apresentadas. A intenção foi criar uma visão de futuro compartilhada para João Monlevade, embasada nos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) , como: erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; redução das desigualdades; e energia limpa e acessível.

 

Entre os particiantes do evento estão o diretor de Atração e Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho. O órgão é responsável por fornecer informações como o potencial econômico e infraestrutura dos municípios mineiros. Na ocasião, o diretor, que já foi Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade Extrema, no Sul de Minas, compartilhará experiências e cases de sucesso do município, que possui diversas empresas instaladas e um turismo bem desenvolvido, mesmo com uma população de, aproximadamente, 30 mil habitantes.

 

A analista do Sebrae Minas Fernanda Silva ressalta que o planejamento estratégico municipal confere condições de elevar a competitividade das empresas, fortalecendo a economia e gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento. “Buscamos, por meio de uma metodologia de trabalho participativo, envolver os três setores da sociedade para construir uma agenda de desenvolvimento de João Monlevade, com metas de médio a longo prazo, tendo como horizonte o ano de 2032”, explica.

 

Outros parceiros na elaboração do projeto são: Câmara Municipal, Prefeitura; Sicoob Credimepi; Vale; Universidade Federal de Ouro Preto; SEST/ SENAT; Arcelor Mittal; Casa de Cultura; OAB; Consmepi; Faculdade Doctum; Fusão Ugas e UEMG.

 

Abordagem para o Desenvolvimento Econômico Local – Agenda DEL

A agenda estratégica foi desenvolvida com base na abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), criada pelo Sebrae Minas para articular todos os componentes necessários ao progresso dos territórios – um município ou região. De acordo com a abordagem DEL, o desenvolvimento econômico está diretamente relacionado a cinco dimensôes: Capital Empreendedor; Tecido Empresarial; Governança para o Desenvolvimento; Organização Produtiva; e Inserção Competitiva.