Ação faz parte do Cidadão Legal, que será realizado no sábado
Teve início na manhã dessa quinta-feira, 11/05, o mutirão para emissão das carteiras de identidade na Câmara Municipal de João Monlevade. A ação faz parte do evento Cidadão legal, que ocorrerá no próximo sábado, 13 de maio. A expectativa é que sejam emitidos 1mil documentos.
A coleta dos dados é feita por uma equipe de 11 pessoas da Polícia Civil de Belo Horizonte. O coordenador da equipe, Joel dos Santos, informou que esta é a primeira vez no interior de Minas que um mutirão é realizado 100% online, quando os dados do cidadão são coletados diretamente no sistema. Segundo ele, em outras cidades, foram feitas identificações online e offline, que é quando os dados são colhidos e levados para Belo Horizonte onde são posteriormente inseridos no sistema. De acordo com Joel, com a modalidade online a entrega dos documentos ocorre com mais agilidade.
O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), agradeceu o empenho da Polícia Civil e da Dra. Adriana de Barros Monteiro, chefe do Instituto de Identificação, em disponibilizar a equipe para confeccionar os documentos. Linhares também agradeceu a disponibilidade do Delegado Bernardo de Barros Machado em acatar o pedido da Câmara e intermediar para que ocorresse o mutirão. Ele ainda destacou que como a quantidade de documentos disponíveis é muita para fazer em um único dia, a Câmara decidiu ampliar os dias de emissão, que ocorrem nesta quinta, sexta e sábado.
A dona de casa, Ana Maria Barcelos, do bairro Teresópolis, foi a primeira a emitir a identidade. Ela contou que perdeu todos os documentos e aproveitou o mutirão para fazer a segunda via. “Eu estava precisando da identidade porque vou fazer uma cirurgia e dependia do documento para marcar o procedimento. Achei muito boa a iniciativa da Câmara em promover o mutirão. No sábado pretendo comparecer ao evento para aproveitar os outros serviços”.
Por sua vez, a salgadeira Luana dos Santos Silva, do bairro Cruzeiro Celeste, trouxe seus filhos Lucas e Isabela para emitirem a primeira via do documento. Luana elogiou a iniciativa da Câmara em promover o mutirão. “A iniciativa foi muito boa e favorece muito os moradores da cidade. Devia fazer isso sempre. Eu estava com dificuldade em emitir o documento dos meus filhos devido ao horário de trabalho e hoje consegui trazer os dois para fazer a identidade”.
Cidadão Legal