Projeto será realizado em setembro deste ano pela 4 Day Week Global e Boston College, em parceria com a Reconnect Happiness at Work
Algumas empresas brasileiras vão testar, a partir de setembro deste ano, projeto piloto e analisar a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho para quatro dias úteis. O estudo, feito em vários países pelo mundo, será desenvolvido pela instituição 4 Day Week Global e o Boston College, em parceria exclusiva com a Reconnect Happiness at Work, do Brasil.
De acordo com o projeto, a jornada de quatro dias de trabalho permite que, com menos tempo, as empresas obtenham os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos.
“Em outros países, empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas percebem aumentos na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores. É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para a sociedade”, explica a Reconnect Happiness at Work.
Reino Unido
O Reino Unido divulgou recentemente um estudo feito com 61 empresas para testar a produtividade com uma possível redução da jornada de trabalho de 5 para 4 dias semanais.
“O resultado apontou que, mesmo com um dia a menos, as empresas mantiveram a produtividade dos colaboradores, e, em alguns casos, atingiu melhores resultados quando comparados à jornada de 5 dias.”
A Reconnect explica que, baseadas nesses resultados, 92% das empresas que participaram decidiram continuar com a semana de quatro dias após o piloto. “Das 61 empresas que participaram, pelo menos 56 continuam com a semana de quatro dias, com 18 afirmando que a política é uma mudança permanente.”
Além disso, durante o período experimental de seis meses, o estresse e o esgotamento dos funcionários diminuíram em 71%, registrando níveis mais baixos de burnout.
Brasil
Dados apresentados pela Reconnect Happiness at Work, indicam que “o Brasil é o país mais ansioso do mundo, o quinto em depressão e o segundo em síndrome de burnout.”
“É uma grande honra sermos o parceiro exclusivo da 4 Day Week Global para a realização do piloto da jornada de 4 dias no Brasil. Eu acredito que vamos dar um passo importantíssimo para revolucionar o mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e mais saudável”, explica Rivetti, que é especialista em felicidade corporativa e liderança positiva.
Os organizadores acreditam que essa nova forma de trabalhar será revolucionária no mercado de trabalho brasileiro.
“Nossa pesquisa já provou que o trabalho com redução de horas e foco no resultado é melhor para os negócios, as pessoas e o meio ambiente, e estamos ansiosos para compartilhar esses benefícios com as empresas aqui.”