As atividades serão realizadas para alunos da educação infantil, na faixa etária de 3 anos, entre os dias 16 e 26 de maio. Mais de 500 crianças da rede pública municipal estarão envolvidas nas ações.
Começa nesta terça-feira (16), a Semana Mundial do Brincar em Itabira. A Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou diversas atividades gratuitas seguindo o tema “Naturalizar – A Natureza do Brincar”. O objetivo da mobilização é despertar e discutir o modo de brincar com espontaneidade e liberdade, partindo dos interesses genuínos da criança. O brincar é a linguagem da criança, que deixa marcado o jeito de investigar e criar, além de aflorar em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta. A mobilização conta com uma extensa programação na quadra do Ivipa e ações para estudantes da pré-escola nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Educadores e Pais também terão atividades neste período.
“A Semana do Brincar é um evento mundial que visa resgatar o direito da criança de vivenciar experiências lúdicas nos espaços da cidade. Aderimos a esse movimento em consonância com a grande virada que estamos fazendo em Itabira em prol da educação na primeira infância, mostrando que o brincar também é aprender e que as nossas crianças podem e devem ocupar os espaços para aprender de forma divertida” explica a secretária municipal de Educação, Laura Souza.
A Semana Mundial do Brincar é realizada pelo movimento Aliança pela Infância e integra a agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano. A ação pretende fazer um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçando sua importância para o desenvolvimento das crianças, além de criar oportunidades para que o brincar aconteça.
A Natureza no Brincar
Naturalizar é o tema desenvolvido em 2023, o fio condutor que norteará as atividades. O tema tem a proposta de colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança. Está na Carta de Princípios da Aliança pela Infância que “As crianças precisam estabelecer viva ligação com a terra, com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos”. Assim, a iniciativa procura investigar qual é a natureza da criança em seus quatro atos essenciais: Aprender, Brincar, Comer e Dormir.
O brincar é a linguagem natural da criança. O tema leva para um olhar onde está a natureza do brincar. O brincar livre, que também é uma maneira de se relacionar com a natureza, de construir uma relação de respeito com ela.