Na tarde dessa quinta-feira, (29/06), a Câmara Municipal de João Monlevade, realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. A ação faz parte do cronograma de atividades do projeto e tem por objetivo a priorização das propostas elaboradas pelos jovens, após as oficinas de formação sobre o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, que antecederam o evento.
Os encontros com os jovens são realizados todas as quintas-feiras. As propostas aprovadas pelos estudantes, serão levadas para a Plenária Regional, que ocorre em conjunto com as demais cidades que compõem o Polo. Cada município apresentará 6 propostas que serão votadas por todos os alunos.A plenária Regional está prevista para ocorrer em agosto em Itabira e as matérias priorizadas vão para a Plenária Estadual na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte no mês de setembro, quando reúnem todos os estudantes das mais de 100 cidades participantes do PJ.
Além da priorização das propostas na Plenária Municipal, os jovens escolheram o tema que será votado na Plenária Estadual. A proposta sugerida pelos alunos de João Monlevade é: Preconceito contra os jovens LGBTQIAPN+.
Subtema 1 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE TRABALHO
– Fomentar o turismo nas cidades mineiras por meio da criação de um programa de inclusão de mão de obra de jovens em situação de vulnerabilidade, devendo tal programa conter cursos de capacitação voltada a promoção de cultura.
– Participação do Poder Público com mineradoras e terceiro setor visando o aproveitamento dos resíduos gerados na mineração na construção civil, fabricação de tijolo, cerâmica, telhas e etc. Utilizando a mão de obra dos jovens e recuperando das APAC’s. Além de retirar os resíduos da natureza, as empresas ganham em isenção fiscal e incentivo pra se instalar nas cidades.
– Parceria de estágio para o jovem que tenha curso profissionalizante ofertado pelo Estado e ou Município.
– Implantação de cursos profissionalizantes em áreas periféricas e rurais para torná-los mais acessíveis para a população de baixa renda.
Subtema 3 – JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO TRABALHO
– Criação de um canal de comunicação oficial estadual (virtual) para as empresas divulgarem suas ofertas de trabalho com todas as informações e pré-requisitos para o ingresso, bem como o status de preenchimento ou não da vaga. Para garantir acesso a quem não tem internet as secretarias de educação ficariam responsáveis pala divulgação nas escolas.