Entre dinossauros e histórias, II Semana da Educação Infantil é aberta em Itabira

A II Semana da Educação Infantil começou com muitas atividades e segue até o dia 3 de setembro com exposição do Parque dos Dinossauros, a mostra é garantia de diversão para a garotada

Foi dada a largada para a II Semana da Educação Infantil. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (21), com o início da visitação à Trilha dos Dinossauros e encontro com os professores da Rede Municipal de Ensino na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

No primeiro ato, os alunos da Rede Pública Municipal estiveram no Parque Natural Municipal do Intelecto para conferir de perto a exposição Parque dos Dinossauros. Andando pelas trilhas do parque é possível ver várias espécies desses animais que viveram na pré-história. As réplicas são perfeitas, contando com animais que chegam a medir mais de 10 metros de altura. Os dinossauros ficam expostos até o dia 3 de setembro.

Com a visitação os estudantes aprendem de forma lúdica, aumentando a visão de mundo. As primeiras visitas à exposição foram acompanhadas pelo prefeito Marco Antônio Lage. O trajeto pela Trilha dos Dinossauros com as crianças das escolas municipais foi repleto de surpresas e brincadeiras. O Chefe do Executivo Municipal salientou a importância da Semana da Educação Infantil para fortalecer as ações do governo para a primeira infância.

“Esta é uma semana para debater, discutir sobre os direitos das crianças da educação infantil. Estamos trabalhando muito para garantir qualidade e diversidade para este público em Itabira. É uma preocupação muito clara do nosso governo proporcionar formação das nossas crianças neste momento de vida crucial para o desenvolvimento”, reforçou o prefeito Marco Antônio Lage.

O primeiro dia da Semana da Educação Infantil contou ainda com a palestra da atriz e contadora de histórias, Flávia Scherner, mais conhecida pelo seu canal no YouTube, com mais de 270 mil seguidores, Fafá Conta. De forma lúdica a palestrante desvendou os segredos de prender o público, com uma boa história. A palestra foi destinada a educadores da rede e lotou o Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, durante a noite.

Segundo Fafá, a vontade de contar, de compartilhar a história tem que vir de dentro. “Somos feitos de narrativas e as histórias ajudam a enriquecer o vocabulário, criar e aumentar vínculos, laços de afeto e carinho”, disse a contadora de histórias, mostrando a importância deste contato, principalmente na primeira infância.

Ainda nesta semana os alunos dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema terão atividades culturais nas escolas. E no próximo sábado (26), o encerramento da semana será com muitas atrações para os estudantes na Praça do Areão.

A secretária Municipal de Educação, Laura Souza, explicou a necessidade de trabalhar essas ações para o fortalecimento da educação na primeira infância. “A escola hoje é além dos saberes acadêmicos. É também um espaço de convivência, de afeto, de inclusão. Por isso é tão importante a realização de eventos como este. Estamos nos tornando referência em ações para o público da primeira infância aqui na região e isso me mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Laura Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui