Oficina de bordado para artesãos integra programação de Jornada do Patrimônio

Valorização da identidade e da memória por meio do artesanato. Foi este o objetivo da oficina de bordado ministrada pela designer de moda Tatiana de Castro e Souza (Tati Castro) para integrantes da Associação de Artesãos de João Monlevade e região (Solidariarte) nos dias 26 e27 de agosto. O evento foi realizado pela Fundação Casa de Cultura e teve lugar no auditório da Prefeitura.

A oficina foi uma das ações de João Monlevade integrantes da programação da “9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/Iepha-MG. Outra ação foi o documentário “De Caça e Pesca a Floresta Clube – Verde Santuário”, que teve pré-lançamento em 22 de agosto e foi lançado oficialmente no dia seguinte no Youtube: https://youtu.be/K1BLVRFr5R8.

Esta é a segunda vez que a Tati realiza oficina na cidade. A primeira foi em julho, quando ensinou costura criativa para artesãos dentro do evento “Arte na Praça”, da Agentz Produção, com apoio da Prefeitura e da Casa de Cultura.

PATRIMÔNIO

 Criada em 2009 pela Iepha, a Jornada do Patrimônio Cultura de Minas Gerais é inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Segundo a instituição, a iniciativa parte “da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui