Hospital Margarida recebe usina fotovoltaica em parceria com a Cemig

Programa de Eficiência Energética da companhia visa a sustentabilidade e a redução do desperdício de energia

Com o objetivo de ajudar hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais a reduzirem o custo de energia, a Cemig está investindo na modernização de mais de 350 instituições de saúde  em todo o estado. O Hospital Margarida é um dos beneficiados com esse investimento de eficiência energética.

Nessa quarta-feira, 20, a Cemig, em parceria com o hospital, realizou solenidade de inauguração da usina solar fotovoltaica instalada na entidade, além de outros investimentos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cerimônia aconteceu no auditório do Margarida, que referência em atendimento médico no Médio Piracicaba.

Além da usina fotovoltaica instalada no hospital, que poderá gerar energia por cerca de 20 anos, o projeto “Cemig nos Hospitais”, que faz parte do PEE, também foi responsável pela substituição de secadora, autoclave, calandra, foco cirúrgico e iluminação da instituição de saúde. Juntas, as ações demandaram investimentos de mais de R$ 1,6 milhão.

O evento contou com as presenças do coordenador do projeto “Cemig nos Hospitais”, Neander Geraldo Resende; do provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó; do prefeito Laércio Ribeiro e seu vice Fabrício Lopes; da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond; do procurador jurídico da Câmara Municipal, Silvan Pelágio Domingues; imprensa, conselheiros e colaboradores do hospital.

Segundo Neander Resende, a iniciativa visa aproximar os hospitais de tecnologias mais modernas. “Além disso, promover a economia em hospitais que atendem grande parte da população demonstra a responsabilidade da Cemig com a saúde financeira dessas instituições e o atendimento contínuo à sociedade mineira”, comenta o coordenador.

Para o provedor do hospital, José Alberto Grijó, a parceria com a Cemig, que vem desde 2013, possibilita melhorias e qualidade de atendimento à população. “A implantação da usina fotovoltaica vai gerar ao hospital uma grande economia na conta de energia. No próximo mês, vamos receber uma nova calandra, mais moderna e econômica, que tornará o serviço de lavanderia mais eficiente. Agradecemos à Cemig pela parceria e por confiar em nosso trabalho. São ações como essa que fazem com que nossos projetos saiam do papel”, declarou Grijó.

Até 2024, a Cemig investirá R$70 milhões para modernizar mais de 350 instituições de saúde mineiras. Os recursos possibilitarão a substituição de cerca de 500 mil lâmpadas, 62 autoclaves (equipamentos de esterilização de instrumentos hospitalares), 53 calandras, 47 secadoras, 75 focos cirúrgicos e a instalação de 30 usinas solares fotovoltaicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui