A estudante Lara Gandra Papa foi agraciada com o 2º lugar, no grupo 2,referente ao 6º e 7º anos, na categoria Contos.
Fazendo mais, fazendo melhor!
Na semana passada, ocorreu a solenidade de premiação do Prêmio MPT na Escola 2023 – Etapa Estadual, no auditório do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). Uma aluna da Rede Municipal de Ensino foi honrada, destacando, dessa forma, o trabalho excepcional realizado pela atual administração na área da educação.
Orgulho
A santa-barbarense agraciada com o prêmio, é a estudante LaraEstevam Gandra Papa, sob orientação da professora, Sidnelma Silva, da Escola Municipal Irmã Amandina Maria, localizada no bairro São Bernardo.
A estudante premiada com o prêmio é Lara Granda Papa, de 12 anos, do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Irmã Amandina Maria, em Santa Bárbara. Lara conquistou o 2º lugar na categoria de Contos do grupo do 2,referente ao 6º e 7º anos.
A conquista da aluna contou com o apoio dos professores da rede, especialmente da orientadora Sidnelma Silva. Este é mais um exemplo do comprometimento da atual gestão na formação dos alunos em nossa cidade.
Confira o conto da Lara Granda
Persistência
Cíntia é uma adolescente muito dedicada e inteligente, ela mora com seus pais e sua irmã mais nova. Atualmente, a situação financeira de sua família não é das melhores. Seu pai está desempregado e o salário de sua mãe não é o suficiente para pagar todas as contas da casa.
Ela sentiu que precisava ajudá-los. Certa manhã, na escola, ouviu a professora falar sobre ser menor aprendiz; interessou-se, quis saber mais, foi pesquisar quando chegou em casa.
No dia seguinte, enviou seu currículo para algumas empresas. Semanas passaram e nada. Quando estava quase desistindo, ela recebeu uma ligação de uma grande empresa, que gostaria de contratá-la, ficou muito feliz. Alguns dias depois, ela já estava trabalhando e muito adaptada à organização e aos funcionários, que são educados e prestativos.
Além de poder ajudar em casa, fez novas amizades, descobriu seu desejo de trabalhar como designer gráfico. Aprendeu muita coisa sobre o assunto, aguçou sua curiosidade, conhecendo alguns designers e a cada dia as pessoas da empresa surpreendiam com seu rápido desempenho.
A mãe estava muito orgulhosa de sua filha, mesmo que ela ainda não tenha recebido seu primeiro salário; é muito gratificante vê-la se esforçando, querendo ajudar em casa.
Não está fácil para Cíntia se adaptar à nova rotina. Ela acorda cedo para ir à escola e quando chega em casa, almoça, troca de roupa e vai para a empresa.Quando volta, já escurecendo, toma banho, come alguma coisa, faz as tarefas escolares e depois vai dormir.
Mesmo sendo cansativo, ela não vai desistir. Sua vontade de ajudar é bem maior que seu cansaço. Passados alguns meses, a situação em casa já estava bem melhor. Sua mãe conseguiu um novo emprego, seu pai também, mas mesmo assim Cíntia continuou a trabalhar; afinal, sua vida já estava organizada.
Cada dia trabalhado como menor aprendiz era um aprendizado para ela que, com sua persistência, jamais se deixou abater.
Prêmio MPT da Escola
Os principais objetivos do Prêmio MPT da Escola 2023, foram reforçar as ações de erradicaçãodo trabalho infantil e garantir o acesso a uma educação de qualidade. Além disso, ele também incentiva os estudantes na produção de trabalhos relacionados à poesia, música e desenho.