Serviço estrutural está em fase final com colocação de assoalhos e alambrados
No início da semana, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), acompanhado do assessor de Governo, Gentil Bicalho, e do ex-vereador e chefe do Setor de Habitação, Antônio Contrapino, realizou uma inspeção nas obras em andamento da ponte no bairro Santa Cruz. A estrutura, em fase final de construção, liga as ruas C e Tupiniquim, facilitando a rotina diária dos moradores.
Dr. Laércio ressaltou a importância da obra, destacando o comprometimento da administração com a comunidade local, que aguardava ansiosamente por essa travessia há vários anos. “A nova ponte é mais um item que prometemos e estamos entregando. Foram muitos desafios, mas todos sendo superados. A ponte trará grandes benefícios à população, proporcionando mais segurança e conforto aos moradores e contribuindo significativamente para a mobilidade urbana da região”, enfatizou o prefeito.
No último final de semana, a operação de içamento da ponte foi concluída pela empresa Barça, Júlio César Sampaio responsável pelo serviço. Após a cuidadosa colocação da estrutura no lugar, com o suporte de um guindaste, agora estão em andamento as instalações das diversas estruturas metálicas, incluindo os assoalhos e o alambrado. O processo, marcado pela sua complexidade devido às dimensões da travessia, demandou tempo. “Vencemos todas as barreiras que surgiram, superando desafios e estamos extremamente satisfeitos por termos participado desse projeto que beneficiará toda a comunidade. A ponte possui um vão livre de 48 metros, com capacidade para suportar confortavelmente aproximadamente 600kg por metro quadrado”, explicou Sampaio.
Acessibilidade
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante), que acompanhou o içamento das estruturas, destacou que a Prefeitura agora concentrará esforços na finalização dos acessos à ponte, uma vez que a nova estrutura foi elevada em cerca de um metro em relação à antiga travessia. Além disso, será realizada a iluminação completa da área. “A obra não apenas proporcionará mais segurança e durabilidade em comparação com a antiga ponte de madeira e pênsil, mas também contará com iluminação adequada, aumentando a segurança para os moradores que utilizam a travessia durante a noite. Além disso, é importante destacar que toda a estrutura está sendo construída com acessibilidade para todos”, concluiu.