Merenda escolar proibida é apontada como causa de intoxicação em São Domingos do Prata

Salpicão com maionese caseira pode ter sido causa da intoxicação. Imagem ilustrativa

Cerca de  91 pessoas, entre alunos e funcionários da escola Estadual Marques Afonso,  foram diagnosticadas com intoxicação alimentar, em São Domingos do Prata, nesta quarta-feira, 18 de outubro.

A suspeita é de que contaminação após consumo de salpicão, preparado com maionese caseira.

A instituição  localizada  na  Rua Domingos Marques Afonso, bairro Retiro, divulgou uma nota suspendendo as aulas do período noturno.

De acordo com a diretora foi servido aos alunos uma refeição composta com arroz, feijão, salpicão com maionese caseira.

Ainda segundo a Diretora,  por volta das 14h15min, vários alunos e alguns funcionários começaram a se sentir mal, com vômitos, dores abdominais e diarreia.

As pessoas foram socorridas pelos Bombeiros voluntários e ambulâncias, sendo encaminhadas ao Hospital municipal.

Devido a grande quantidade de pessoas que estavam passando mal,  alguns foram encaminhados para o Hospital de Nova Era e João Monlevade.

Em contato com o responsável pela  vigilância sanitária, foi relatado  que na inspeção, após o ocorrido hoje,  foi verificado o uso da maionese no preparo do salpicão, o que e proibido.

A vigilância interditou  a cozinha da escola e recolheu amostras dos alimentos servidos aos alunos.

A Perícia técnica compareceu na escola para o trabalho de praxe. Todos os alunos foram liberados  sem apresentar sintomas graves.

Leia na íntegra a nota da SEE-MG

“A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informa que está tomando todas as providências necessárias para apurar as motivações dos casos de intoxicação alimentar ocorridos na Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, nesta quarta-feira (18/10). O superintendente Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, responsável pela coordenação da escola, esteve no local para prestar apoio à comunidade escolar e solicitou que o Serviço de Inspeção Escolar da SRE compareça à unidade de ensino, nesta quinta-feira (19/10), para apurar o ocorrido. A direção da escola também acionou de imediato a Vigilância Sanitária, que irá apurar o caso.
Ao todo, cerca de 100 pessoas, entre estudantes e servidores da escola, precisaram de atendimento médico, sendo que a maioria dos pacientes foi liberada, sem apresentar sintomas graves.
Ressaltamos que a Secretaria de Estado de Educação e a SRE de Nova Era estão acompanhando de perto o caso e seguem prestando auxílio à comunidade escolar afetada. As aulas na unidade de ensino foram suspensas no turno noturno desta quarta-feira (18/10) e integralmente nesta quinta-feira (19/10).”

 

Decreto estabelece alimentação saudável em escolas

O Governo do estado divulgou em 14/12/2018 um Decreto Estadual nº 47.557, um trabalho em conjunto das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Educação (SEE), uma série de ações e atividades voltadas para a alimentação saudável nas escolas, incluindo a proibição de alimentos com alto valor calórico.

No vídeo vítimas sendo  levadas para o Hospital Nossa Senhora das Dores

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui